UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Lucélia de Oliveira Peres

Data e local de nascimento:
26/08/1981, em Paracatu (MG)

Peso/Altura:
53 kg / 1,66 m

Residência:
Brasília (DF)

Prova:
5.000 m e 10.000 m

Participações no Pan:
Rio-2007

Campanha no Pan-2007:
Medalha de bronze nos 10.000 m; quinto lugar nos 5.000 m

Lucélia Peres

Lucélia de Oliveira Peres subiu ao ponto mais alto do pódio da São Silvestre 2006, voltando a dar o título da tradicional prova ao Brasil, depois de três anos de jejum. Quando venceu a corrida de rua de 15 km, no dia 31 de dezembro, ela já era líder do ranking brasileiro em duas provas de pista: os 5.000 m e os 10.000 m. Portanto, já estava pré-classificada para o Pan e bastaria manter sua condição de líder para confirmar a vaga.

Ela acabou perdendo a liderança na disputa do Troféu Brasil, seletiva do atletismo para o Pan, realizado no final de junho, em São Paulo. Ednalva Laureano, que foi vice na São Silvestre, deu o troco e venceu as duas provas da seletiva com tempos melhores do que os registrados anteriormente por Lucélia. Mesmo assim, a mineira radicada em Brasília garantiu o segundo lugar na disputa com a paraibana e, consequentemente, a classificação para os Jogos do Rio.

Nos Jogos do Rio, a situação voltou a se inverter. Lucélia e Ednalva lideraram boa parte da corrida, mas acabaram sendo ultrapassadas. Só que Ednalva perdeu muito o ritmo, e acabou ficando em sétimo lugar. Lucélia, depois de um duelo acirrado até as últimas voltas com a mexicana Letícia de la Cruz, conseguiu terminar em terceiro lugar, conquistando o bronze, com 33min19s48, sua melhor marca na temporada 2007. Nos 5.000 m, a brasileira fez a melhor marca de sua carreira, 15min47s61, mas terminou apenas em quinto lugar.

Aos 12 anos, Lucélia entrou em um programa comunitário em Brasília, onde foi criada e mora até hoje. Começou a correr provas de fundo e meio-fundo e, aos poucos, foi se especializando nos 5.000 m e 10.000 m. Paralelamente, a atleta participava de provas de rua.

Dentre os vários títulos conquistados pela atleta, estão o da Corrida de Reis de Cuiabá, primeira prova que disputou depois da São Silvestre, no dia 7 de janeiro deste ano. Ela também é tricampeã da Volta da Pampulha.

Antes de conquistar a vitória na São Silvestre, a mineira já havia chegado perto em outras duas oportunidades. Em 2004, foi vice, cruzando a linha de chegada atrás da queniana Lydia Cheromei. No fim da prova, precisou de atendimento médico por causa de uma hipertermia (aumento da temperatura do corpo). Em 2005, apesar de chegar apenas na quarta colocação, foi a melhor brasileira. E também precisou de atendimento médico pós-prova.

No Pan, as provas dos 5.000 m e 10.000 m foram disputadas no começo da noite e a atleta terminou mais inteira, o que não significa que ela se poupou. "É claro que a gente vai para o ouro, mas foi o máximo que eu consegui, forcei tudo o que tinha", disse, depois de garantir o bronze nos 10.000 m.