UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Joana Ribeiro Costa

Data e local de nascimento:
15/05/1981, em São Paulo (SP)

Peso/Altura:
60 kg / 1,74 m

Residência:
São Paulo (SP)

Prova:
Salto com vara

Participações no Pan:
Rio-2007

Campanha no Pan-2007:
Quinto lugar

Joana Costa

A paulistana Joana Costa teve no Pan a difícil missão de competir na mesma prova de um dos destaques da delegação brasileira, Fabiana Murer, que conquistou o ouro no salto com vara. Joana terminou em quinto lugar, com 4,20 m, 40 centímetros a menos do que a compatriota.

Joana pretendia alcançar o índice A para o Mundial de Osaka, em agosto, e para as Olimpíadas de Pequim-2008, mas não deu. O índice B para os dois eventos é 4,30 m, acima do seu resultado no Pan. E, no Rio, ela ficou abaixo de sua melhor marca nesta temporada.
Joana havia alcançado 4,40 m na seletiva para os Jogos do Rio, o Troféu Brasil, disputado no final de junho, em São Paulo. Ela ficou em segundo lugar, com índice B para o Mundial (o índice A é 4,45 m). O resultado também a colocou na segunda posição do ranking nacional, o que a classificou para o Pan.

A marca também foi 9 centímetros melhor do que seu recorde pessoal anterior, 4,31 m, registrado em 2005, em São Paulo, e que também era recorde brasileiro, até Fabiana Murer superá-lo, em julho daquele mesmo ano. Em 2006, Fabiana havia quebrado o recorde brasileiro indoor que era de Joana. A marca passou então de 4,02 m para 4,41 m. Hoje, está em 4,66 m tanto em ginásio coberto como ao ar livre.

Joana passou pela ginástica olímpica na adolescência e apenas aos 17 anos resolveu mudar de esporte e ir para o atletismo. Logo de início escolheu o salto com vara e passou quatro anos nos Estados Unidos, estudando Biologia e aperfeiçoando sua técnica na prova. Atualmente, a atleta que é treinada por Neílton Moura faz sua segunda faculdade, de Educação Física.

Entre os títulos da saltadora estão o de campeã sul-americana e vice-campeã ibero-americana, ambos conquistados em 2005. Joana também foi campeã brasileira em 2000 e 2004 e, na atual temporada, venceu o GP Brasil de atletismo, em Belém (PA), evento que não contou com a participação de Fabiana. Ela registrou 4,30 m na competição.