UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Reuters

Nome completo:
Elizete Marques da Silva

Data e local de nascimento:
02/05/1971, em Cambé (PR)

Peso/Altura:
61 kg / 1,67 m

Residência:
Cambé (PR)

Prova:
heptatlo

Participações no Pan:
Rio-2007

Campanha no Pan-2007:
Sexto lugar

Elizete Marques

Elizete Marques conseguiu o sexto lugar na disputa do heptatlo no Pan do Rio, acumulando 5564 pontos. Ficou três posições atrás da outra brasileira na prova, Lucimara Silvestre, que conquistou o bronze com 5873 pontos.

Para conseguir sua vaga no Pan-Americano, Elizete Marques precisou superar não apenas as rivais, mas também o descrédito de quem achava que, aos 36 anos, ela estava velha demais para a disputa. "Mostrei que estou competindo de igual pra igual", diz.

No Troféu Brasil, a última seletiva do atletismo para os Jogos, no dia 22 de junho, ela terminou em segundo lugar no heptaglo, com 5766 pontos, melhorando o resultado que a colocara na vice-liderança do ranking nacional, 5727. A primeira vaga ficou com Lucimara Silvestre, líder do ranking e campeã da prova, com 5891. "O que me disseram acabou me ajudando, servindo de motivação."

Elizete começou no atletismo aos 12 anos, participando de provas de 400 m e 800 m em competições escolares. "O professor viu que eu tinha velocidade e também força e por isso me passou para o heptatlo, que tinha pontuação dobrada", lembra.

Aos 17, ela interrompeu sua incursão pelo esporte para dar à luz Franciele, hoje com 19 anos. Foram oito anos afastada, período em que a atleta se formou em Educação Física e se especializou em treinamento esportivo. De volta em 1996, ela ainda teria mais um período de seis meses longe dos treinos, desta vez por causa de um acidente de moto em que fraturou o joelho, em 2003.

A retomada, desta vez, foi sob o comando do técnico Pedro Henrique de Toledo, que foi treinador de João do Pulo, além dele, o treinador Paulo Roberto, o Pilica, também influenciou a carreira da atleta, que tem várias missões no Pan. Além de tentar buscar uma medalha, Elizete diz que ser servir como exemplo para as crianças do projeto que coordena em Cambé, no Paraná. O "Correndo para o Futuro" trabalha com 15 crianças na faixa etária dos 12 anos e três atletas adultos, dando a eles a oportunidade de ter contato com o esporte.

No ano passado, a bicampeã sul-americana e vice-campeã ibero-americana conseguiu entrar para o programa bolsa-atleta do Ministério do Esporte, mas ainda se dedica a duas outras atividades, a coordenação do projeto social da Prefeitura de Cambé e o trabalho como personal trainer, em uma academia de sua cidade natal.