UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Eliana Renata da Silva

Data e local de nascimento:
14/02/1978, em São Carlos (SP)

Peso/Altura:
65 kg / 1,80 m

Residência:
São Paulo (SP)

Prova:
salto em altura

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan-2007:
Quinto lugar

Eliana da Silva

Em seu primeiro Pan, a brasileira Eliana da Silva conquistou um bom resultado ao terminar na quinta colocação do salto em altura com a marca de 1,84 m. Maria Rifka, do México, foi medalha de ouro ao saltar 1,95 m.

O primeiro esporte na vida de Eliana da Silva foi o basquete, que ela praticava seguindo orientações médicas, para tratar problemas respiratórios. Mas, depois de três anos nos ginásios, ela descobriu o salto em altura, na escola, e passou a treinar ao ar livre.

O basquete agora é apenas um lazer eventual na vida da atleta, que se formou em Contabilidade e se especializou em Administração Financeira. No atletismo, os números que ela administra estão relacionados às marcas que busca nas competições. Para o Pan do Rio, por exemplo, sua meta é chegar a 1,85 m e, com isso, entrar na disputa por medalha.

O recorde pessoal de Eliana é 1,87 m, que ela registrou em 2005, em um torneio em Santiago do Chile. Na temporada 2007, lidera o ranking nacional com 1,84 m, marca registrada em abril, em um torneio realizado em São Paulo.

Uma lesão na coxa direita atrapalhou a preparação da atleta para o Pan, mas não a ponto de impedi-la de conquistar a vaga com tranqüilidade, não apenas como líder do ranking, mas também com a vitória na seletiva do atletismo para os Jogos, o Troféu Brasil, realizado no final de junho.

Ela já havia sido campeã da principal competição do calendário nacional em 2004 e 2005. Voltou a vencer este ano, alcançando 1,82 m. A saltadora também foi campeã sul-americana em Bogotá, em 2004, e ficou em terceiro lugar no ano passado.