UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Alessandra Nobre Resende

Data e local de nascimento:
05/03/1975, em Mauá (SP)

Peso/Altura:
67 kg / 1,66 m

Residência:
São Caetano (SP)

Prova:
Lançamento do dardo

Participações no Pan:
Rio-2007

Campanha no Pan-2007:
Quinto lugar

Alessandra Resende

Em sua estréia em Jogos Pan-Americanos, Alessandra Resende conseguiu um quinto lugar no lançamento do dardo, com a marca de 57,95 m. Ficou bem abaixo de seu melhor resultado na temporada, 59,58 m, alcançado em março, em uma competição em São Caetano do Sul (SP). Se tivesse repetido a marca, teria conquistado a medalha de bronze no Pan.

Aos 32 anos, Alessandra não é a mais veterana da equipe brasileira de atletismo, mas tem o dobro da idade da outra classificada do Brasil no lançamento de dardo, Jucilene Lima, 16 anos. A novata ficou na lanterna da competição no Rio, com 46,59 m.

Alessandra começou no atletismo ainda adolescente, quando fazia aulas no Sesi. Ela viu um atleta treinando o lançamento do dardo e gostou. Para aprender, porém, precisou de muita persistência. Aos 19 anos, os resultados ainda não vinham e ela estava em uma encruzilhada: parava com o esporte ou seguia tentando?

“Naquela época, eu estava desmotivada, mas foquei em um objetivo: lançar mais de 50 metros. Na época, a Sueli dos Santos era a melhor do Brasil e lançava 58 metros”. Naquele ano, ela atingiu 52 metros, marca que conseguiu melhorar desde então.

Objetos pontiagudos não fazem parte da atleta apenas no esporte. Formada em educação física, ela tem uma pós-graduação em acupuntura, que usa agulhas para a cura. “Eu descobri a medicina chinesa quando tive uma lesão e só a acupuntura me ajuda. Me apaixonei e resolvi estudar”, conta.