Armador da seleção de basquete busca ouro que falta para sua família

Fábio Aleixo

Do UOL, em Toronto (CAN)

Título mundial, medalha de prata em Olimpíadas, conquistas em Copa Américas e sul-americanos. Feitos não faltam para a tradicional família Luz no basquete, que teve na armadora Helen a sua maior expoente. Mas um feito que nem a ex-jogadora, nem as suas irmãs Cintia e Silvia conseguiram foi conquistar a medalha de ouro em Jogos Pan-Americanos. 

Helen jogou um Pan com a seleção. Foi quarta em Winnipeg-1999. Silvia também atuou na edição de 1999 e ganhou o bronze em Santo Domingo-2003.

E quem pode acabar com o jejum em Toronto é Rafael Luz, de 23 anos. Caçula em uma família de seis filhos, ele é o armador titular da seleção brasileira. Na estreia - vitória tranquila por 92 a 59 sobre Porto Rico - fez cinco pontos nos 13min14 em que esteve em quadra.

"Minhas irmãs fizeram muitas coisas pela seleção e pelo basquete brasileiro. É a oportunidade de eu fazer algo diferente. Estou aproveitando muito e gostando de estar em um Pan-Americano. Fazendo um bom papel aqui, aumentam as minhas chances de me firmar na seleção", disse Rafael, que pela seleção principal já participou do Pré-Olímpico de 2011, da Copa América de 2013 e do Sul-Americano de 2014.

"Eu converso muito com as minhas irmãs. Hoje em dia, com as redes sociais facilita muito. Elas sempre estão me dando alguns conselhos", contou o jogador, que além de ter as irmãs como inspiração teve em seu pai o principal incentivador para jogar basquete. Nelson Luz foi técnico de basquete e como quem Rafael começou a jogar.

"Hoje em dia meu pai não me dá tantas duras, ele mais passa a mão na cabeça e dá conselhos", disse o jogador.

Feliz por estar em seu primeiro Pan, Rafael vive um momento de indefinição em sua carreira. Depois de passar três anos defendendo o Obradoiro, de Santiago de Compostela (ESP), está sem time.

"Meu contrato acabou e não foi renovado. Minha primeira opção é continuar na Espanha e meus agentes estão trabalhando para isso. Mas não teria problemas em voltar ao Brasil", afirmou o jogador que está na Espanha há oito anos.

UOL Cursos Online

Todos os cursos