Brasileiros conquistam prata e bronze na marcha atlética de 20 km
Bruno Doro
Do UOL, em Toronto (Canadá)
O Brasil conquistou duas medalhas na marcha atlética de 20 km dos Jogos Pan-Americanos de Toronto. Erica Sena ficou com a prata na prova feminina, enquanto Caio Bonfim foi bronze na competição masculina nas disputas realizadas neste domingo (19).
No feminino, a medalha de ouro ficou com a mexicana Maria Gonzalez, que marcou o tempo de 1h29min24s, novo recorde pan-americano. Erica foi a segunda colocada com 1h30min03s. Já o bronze foi para a equatoriana Paola Perez, com 1h31min53s. Outra brasileira na prova, Cisiane Lopes ficou em 11º lugar.
"O ritmo começou muito forte e senti. Estava com dor na canela e não me sentia confortável com esse ritmo. Ao longo da prova fui melhorando e no km 10 já estava melhor. E como a mexicana abriu, resolvi administrar", contou Erica.
"Pensei em não vir para o Pan. Estou com uma gripe há duas semanas. Há alguns dias nem andava, quanto mais conseguir treinar. Quase liguei para a CBAt avisando que não vinha. Mas melhorei um pouquinho e resolvi apostar. Estou muito feliz pela medalha", completou.
Gonzalez não deu chances para as rivais e liderou a prova de ponta a ponta. Começou a ampliar sua vantagem ainda no km 5 e construiu larga diferença que lhe garantiu a medalha de ouro.
Já Erica se manteve no pelotão que veio logo em seguida da líder até o km 9, quando conseguiu se desgarrar das demais e também abriu boa vantagem para não ter sua prata ameaçada.
Rival é desclassificado e Bonfim fica com o bronze
Caio Bonfim travou uma acirrada disputa com o guatemalteco Erick Barrondo, vice-campeão olímpico, pela medalha de bronze. Tudo dava a entender que ficaria fora do pódio, mas o adversário acabou desclassificado no quilômetro final.
"Minha estratégia era ficar em cima dos canadenses, sabia que eles estavam bem treinados. Mas, se me pedir para resumir essa prova, eu defino como um presente de Deus", celebrou Bonfim.
O restante do pódio foi canadense. O ouro foi para Evan Dunfee, com o tempo de 1h23min06s, enquanto a prata ficou com Iñaki Gomez, com 1h24min25s. Já Bonfim ficou em terceiro com 1h24min43s.
"Os canadenses parecem que treinaram no deserto, não pararam um minuto. Mas o Caio acreditou desde o início nessa medalha", afirmou o técnico do brasileiro, João Sena.
Até o momento, atletismo brasileiro já conquistou três medalhas nestes Jogos Pan-Americanos. Além das duas na marcha atlética, o país também levou a prata com Adriana da Silva na maratona feminina.