Sertão fez festa para ver Yane campeã na TV. Faltou combinar com canadenses

Daniel Brito

Do UOL, em Toronto (CAN)

Afogados da Ingazeira acostumou-se a criar um ritual quando a sua filha mais ilustre vai representar esta pequena cidade no sertão pernambucano em competições internacionais. Centenas de pessoas se juntam na casa de algum membro da família Marques para assistir a Yane no pentatlo moderno em competições de grande porte, como os Jogos Pan-Americanos, por exemplo.

No sábado, 18, as primas de Yane organizaram um churrasco, convidaram uma porção de amigos da família e se reuniram em frente à TV para acompanhar a pernambucana na busca pelo ouro do pentatlo neste Pan de Toronto. Faltou, no entanto, combinar com a rede de pública de TV CBC, que distribui as imagens dos Jogos para outros países, como o Brasil, por exemplo.

Portanto, a Record e a SporTV dependem da rede canadense para ter os vídeos ao vivo. Sem isso, é difícil montar câmeras para fazer a transmissão por conta própria. A modalidade foi uma das quais a CBC ignorou no seu plano de transmissão para este Pan.

Assim, Yane faturou o ouro em Toronto no sábado, mas ninguém em sua cidade natal pôde ver. Para revolta da mãe da atleta, Gorete Fonseca Marques. "Rapaz, é um absurdo não passar na televisão a prova de Yane. Ela é medalhista olímpica do Brasil e o povo ignora isso. Como é que pode?", contestou.

Ela veio do Recife, onde mora há 20 anos com Yane, para acompanhar a disputa da arquibancada da arena. Passou mais de sete horas debaixo do sol forte que assolou Toronto no sábado, torcendo fervorosamente pela filha. "Pronto, agora eu tenho que ficar mandando mensagem para elas a cada pontuação. E o povo lá esperando notícia minha, já que não tem uma televisão passando. Fica difícil assim", lamentou.

Yane foi informada pelo UOL Esporte de que a festa em Afogados, a 390 quilômetros de Recife, próximo à divisa com a Paraíba, fora frustrada pela falta de transmissão. "Não passou em canto nenhum a minha prova? Puxa, meus tios lá são meio doidos, toda vez que eu vou aparecer competindo na TV eles abrem a porta da casa da minha avó e chamam a cidade inteira. Fica o povo todinho lá torcendo por mim. Que pena que hoje [sábado] não deu certo", lamentou a pentatleta, agora dona de três medalhas Pan-Americanas: dois ouros (Rio-07 e Toronto-15) e uma prata (Guadalajara-11).

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos