Há um ano ela não conseguia nem levantar um copo de café. Hoje, foi ouro

DO UOL, em São Paulo

No dia em que o Pan viu o seu novo recordista de medalhas, o brasileiro Thiago Pereira (veja aqui a cobertura completa), duas outras atletas também tiveram motivos para comemorar. E muito!

Se para os Estados Unidos o ouro na classe Laser Radial foi só mais um para a coleção do país (que já chegou na casa dos 50), para Paige Railey, de 28 anos, foi um feito.

Em agosto do ano passado, ou seja, há menos de um ano, ela não sabia nem se conseguiria praticar qualquer esporte, nem mesmo por lazer, após sofrer um grave acidente de bicicleta. Quebrou a costela, teve fratura exposta e perdeu dentes.

"Foi um tempo para conseguir segurar até mesmo um copo de café. Se eu não conseguia segurar um copo de café, muitas vezes eu me questionava se poderia controlar um barco", disse, no começo do ano.

Ela não somente conseguiu, como venceu a prova em Toronto.

Nathan Denette/Canadian Press/AP

A prata teve outro gostinho especial. Foi a primeira medalha nesse do Pan do Uruguai. E o feito ficou com uma adolescente de 16 anos.

Dolores Moreira conseguiu terminar em segundo com a mesma pontuação da brasileira Fernanda Demétrio Decnop, de 28 anos, mas levou a melhor no critério de desempate.

Mais do que isso: carimbou uma vaga na Olimpíada do Rio, em 2016.

Elvira Urquijo A./EFE

IMAGEM DO DIA

Javier Etxezarreta/EFE
Todas de olho! A americana Laura Zeng com ouro da ginástica rítmica no meio da compatriota Jasmine Kerber (esquerda) e da canadense Patricia Bezzoubenko (bronze)

UOL Cursos Online

Todos os cursos