O dia em que a Argentina ajudou o Brasil a ganhar uma medalha

Do UOL, em São Paulo

Já imaginou conquistar uma medalha e ainda ter que agradecer um de seus rivais pela ajuda?

Fabiana Beltrame não ficou só na imaginação.

A rivalidade entre Brasil e Argentina no remo é grande. Não se compara ao futebol, mas um está sempre querendo vencer o outro. Sempre. "Há muito respeito entre a gente", diz a atleta.

Mas foi justamente a Argentina quem permitiu que Fabiana disputasse a prova em Toronto com o seu barco. A brasileira havia competido na Europa cerca de duas semanas antes de embarcar para o Canadá. Mas contou os argentinos para fazer com que o seu barco chegasse ao Pan. Tudo porque os rivais sul-americanos permitiram que a embarcação dela fosse de navio no mesmo contêiner.

Gaspar Nobrega/inovafoto

Em seu post nas mídias sociais, Fabiana também agradeceu mais pessoas e empresas (leia mais abaixo a íntegra). Entre elas, a também remadora Bia Tavares. Foi ela quem emprestou os remos.

Isto porque Fabiana não pôde embarcar os seus remos no avião que a trouxe da Itália para o Brasil. A companhia aérea alegou que eram muito grandes para ir na mesma aeronave que a dela.

"Ninguém chega a nenhum lugar sozinho e eu tenho sorte de ter muitas pessoas boas ao meu redor, que me motivam a treinar e melhorar a cada dia para trazer alegrias para o nosso país", escreveu a medalhista de prata no skiff simples. O detalhe é que ela ficou à frente justamente de uma argentina. Lucia Palermo ficou um pouco mais de 5 segundos atrás.

"Tem que reconhecer quem ajudou, né?", finaliza a remadora brasileira, que tem no currículo um título mundial, em 2011.

Abaixo veja a íntegra da dedicatória de Fabiana Beltrame, que vai da família a patrocinadores:

"Medalha de prata nos Jogos Pan Americanos. Infelizmente não veio o tão esperado ouro, mas temos que aprender com os próprios erros e tentar melhorar para a próxima. Obrigada a todos pelo carinho e torcida. Tenho muitas pessoas a agradecer. Primeiro meu marido @gibrancunha e minha filha, que estão sempre ao meu lado, me dando força, nos momentos bons e ruins. Ao meu técnico Julio Soares, que faz um trabalho sensacional e conseguiu que eu realizasse tempos que eu nunca imaginei que conseguiria, confio nele de olhos fechados. Meu clube @vascodagama que está sempre me dando o suporte que preciso. À minha médica Dra. Maria Amélia Bogea @mabogea que foi fundamental na minha melhora física. À @farmaciaanalitica com seus super suplementos. Aos apoios da @marinhadobrasil, @furnasesportes e @petrobras que são essenciais na minha preparação. À CBR que me proporcionou treinar e competir fora. À fábrica de barcos Fillippi que me emprestou o barco que eu competi aqui. À Confederação Argentina que permitiu que o barco viesse da Europa junto no seu container. À Beatriz Tavares @igdabia que me emprestou seis temos depois que os meus ficaram na Itália. À todos os meus amigos, familiares e torcedores. Ninguém chega a nenhum lugar sozinho e eu tenho sorte de ter muitas pessoas boas ao meu redor, que me motivam a treinar e melhorar a cada dia para trazer alegrias para o nosso país. Um beijo com carinho em cada um de vocês."

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos