UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

30/07/2007 - 14h07

Após vestibular, Nuzman minimiza vilões do passado para 2016

Bruno Doro
No Rio de Janeiro

O presidente do Comitê Organizador dos Jogos Pan-Americanos, Carlos Arthur Nuzman, confirmou nesta segunda-feira que a candidatura olímpica da cidade, para os Jogos de 2016, deve seguir os mesmo padrões do Rio 2007, com foco em infra-estrutura esportiva e com questões como o meio-ambiente, em segundo plano.

EFE
Para Nuzman, "o ambiental não reprova" e a questão do transporte "está sendo tratada"
LEGADO PODE VIRAR SHOPPING
PRESIDENTE LULA VÊ COPA NO BRASIL
RENDA COM INGRESSOS: R$ 17 MI
MAIS SOBRE O PAN-AMERICANO
Os grandes vilões da última candidatura brasileira para sediar os Jogos Olímpicos foram a infra-estrutura de transportes e os problemas de meio-ambiente, que receberam as piores notas quando o Rio foi cortado da disputa de 2012. Nuzman, porém, negou a importância desses itens na disputa.

"O que se precisa entender é que o ambiental não reprova. Tenho que ter um estádio de atletismo, não tenho que ter a questão ambiental resolvida. Eu preciso de projetos em andamento, que certamente serão acelerados com a candidatura", afirmou o dirigente.

O transporte é outro ponto delicado. O Rio 2007 teve linhas de ônibus especiais para o Pan, mas a prefeitura da cidade ainda não anunciou se esse esquema seguirá em funcionamento. Linhas de metrô e balsas, por exemplo, foram prometidas quando o Rio ganhou o direito de organizar os Jogos, mas não foram implementadas.

"A questão do transporte está sendo tratada. Mas temos que entender que essa questão envolve dois aspectos. Um deles é que a população aderiu ao transporte público. Ontem (domingo), no Maracanã, tivemos 100 mil pessoas e a saída ocorreu sem incidentes", declarou Nuzman. "Provamos que podemos fazer", completou.

Em uma entrevista de avaliação do Pan-Americano, Nuzman também minimizou os problemas enfrentados durante o evento. Entre os problemas mais graves estão a sede do beisebol e do softbol, que não agüentou as condições climáticas, reclamações de ingressos e vaias dos torcedores, que marcaram a maioria das disputas.

"A avaliação mais importante que recebemos é do dono dos jogos. E no caso, quem manda nos Jogos é a Odepa. Ao classificar o Pan como o melhor da história e dizer que podemos realizar Jogos Olímpicos, e adjetivando como maravilhoso, o presidente da Odepa, Mário Vázquez Raña, por si só avaliou nosso desempenho", afirmou o dirigente.

O Rio de Janeiro tem até o dia 13 de setembro para confirmar a inscrição na disputa para os Jogos de 2016. Segundo Nuzman, a prefeitura já assinou os documentos de garantia exigidos pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) e o estado e governo federal já se comprometeram a fazer o mesmo.