UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

30/07/2007 - 10h06

Lula diz que Pan-Americano credencia Brasil à Copa e Olimpíada

Das agências internacionais
Em Brasília

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, fez um balanço dos Jogos Pan-Americanos, que terminaram neste domingo no Rio de Janeiro. Em seu programa semanal de rádio, ele disse que o "bom saldo" do evento credencia o País para uma Olimpíada e uma Copa do Mundo, em referência clara aos Jogos de 2016 e ao Mundial de 2014.

EFE
Festa de encerramento, no Maracanã: "Rio merece medalha de ouro", diz presidente
LEGADO PODE VIRAR SHOPPING
CANDIDATURA OLÍMPICA SERÁ IGUAL
RENDA COM INGRESSOS: R$ 17 MI
MAIS SOBRE O PAN-AMERICANO
"No fundo, os Jogos Pan-Americanos deram credencial ao Brasil para ser sede da Copa do Mundo e para se candidatar à Olimpíada", afirmou Lula. Para o presidente, a estrutura oferecida foi igual a de Jogos Olímpicos. "Foi importante mais de 5.600 atletas, de 42 países, terem participado do Pan, que ofereceu condições melhores e iguais a de qualquer Olimpíada", continuou.

O momento das falas de Lula é oportuno. Nesta terça-feira, o Brasil, candidato único da Copa de 2014, entregará à Fifa o dossiê oficial de sua proposta para sediar o evento.

As falhas e os problemas de estrutura apresentados em alguns ginásios e instalações esportivas, como a do velódromo (que teve infiltrações) e de beisebol que teve o teto destruído pelo vento, foram ocultados por Lula, que justificou o investimento de quase R$ 3,5 bilhões no Pan. "A gente pôde mostrar ao mundo a capacidade que o Brasil tem para realizar os Jogos desta magnitude", afirmou.

A quantia foi usada tanto para a construção de novas praças esportivas, quanto para a segurança da cidade do Rio de Janeiro, que teve a ajuda da Força Nacional durante o Pan. "A gente contou com mais tranqüilidade, ocorreram menos assaltos e menos roubos no Rio", assegurou o presidente.

O governante garantiu também que todo o sistema armado deve permanecer na capital fluminense mesmo após o Pan. "Muito dessa estrutura deve permanecer e creio que o Rio de Janeiro merece uma medalha de ouro pela organização e pela tranqüilidade durante os Jogos Pan-Americanos", completou.