UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

29/07/2007 - 14h36

Saretta supera chileno, chuva, frio e vento pelo 54º ouro brasileiro

Bruno Doro
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

A 54ª medalha de ouro do Brasil no Pan-Americano foi dramática. O tenista Flávio Saretta precisou superar não apenas o chileno Adrián Garcia, mas também a chuva, o frio e o vento para vencer por 2 sets a 1, parciais de 6-2 e 4-6 e 7-6, e conquistar o título do torneio masculino de tênis do Rio 2007.

EFE
Saretta começou vencendo a partida com facilidade, mas deixou o chileno empatar
EFE
Depois de salvar dois match points, o brasileiro levou o jogo para o tie-break
Ricardo Ayres / Photocamera
Flávio Saretta beija a medalha de ouro após vencer chileno neste domingo
VEJA FOTOS DA PARTIDA
Marcada para o clube Marapendi, na Barra, a partida deveria ter sido realizada no sábado. As chuvas na região, porém, molharam, e muito a quadra. O jogo foi adiado para a manhã deste domingo. A organização até tentou colocar os dois tenistas em uma quadra ainda molhada, mas novamente a chuva impediu.

"Não esperava sofrer tanto aqui. Salvando match point na semifinal e final. Isso nunca aconteceu na minha vida. Ontem (sábado) foi um dia chato para caramba. A gente entrava na quadra e chovia e hoje as condições estavam muito diferentes mas também tivemos que vir para cá", disse ele ao fim da partida. Na semifinal, contra o argentino Eduardo Schwank, Saretta traçou o mesmo caminho da final: venceu o primeiro, perdeu o segundo set salvando match points e ganhou no terceiro.

A solução foi mudar o local da partida. Do Marapendi, no coração da Barra, os jogadores foram para o Recreio dos Bandeirantes, bairro da zona oeste, para o Centro de Treinamento Amil, a cerca de dez quilômetros da sede original do tênis. Lá, em uma quadra coberta, porém, os problemas eram o frio e o vento, que castigavam tenistas.

O jogo só começou ao meio-dia e o brasileiro entrou na partida gelado. Perdeu os dois primeiros games e, como já é tradição, atirou a raquete no chão, gritou e vibrou muito. A reação não demorou. No quarto game, ele quebrou o serviço do chileno, após quatro break points. Venceu quatro games seguidos e fechou o set em 6 a 3, em 44 minutos.

O segundo set começou melhor para o chileno. Mais uma vez, Garcia venceu dois games seguidos. O brasileiro voltou a se desconcentrar, gritou e jogou a raquete. Pela segunda vez, porém, ele reagiu. Virou o jogo para 3 a 2, já vibrando muito.

No sexto game, porém, ele voltou a se desconcentrar. Irritado com os torcedores chilenos, credenciados, Saretta passou a vibrar olhando para as modestas arquibancadas do local. Garcia, porém, aproveitou o momento ruim do brasileiro, venceu três games seguidos e fez 4 a 3. Saretta seguiu mal na partida. Garcia fechou em 6 a 4, em 43 minutos, após um game em que o brasileiro, mesmo sacando, não fez nenhum ponto.

SARETTA SE INSPIRA EM MELIGENI
Há quatro anos, Fernando Meligeni protagonizou o momento mais emocionante do Pan-Americano de Santo Domingo. No último jogo de sua carreira, ele salvou cinco match points do chileno Marcelo Rios, ex-número 1 do mundo, para conquistar a medalha de ouro do tênis.
LEIA MAIS
O terceiro set começou como os outros. Garcia quebrou o saque do brasileiro no quarto game e abriu 3 a 1. Mas Saretta não demorou para responder. Devolveu a quebra no game seguinte, fez 3 a 2 e depois confirmou o serviço para empatar a partida. Neste momento, o clima de torcida era evidente na pequena quadra.

Alguns chilenos e brasileiros faziam uma disputa a parte para ver quem gritava mais alto. Argentinos que esperavam para a final de duplas tomaram partido para Garcia e aumentaram os ruídos.

Saretta parecia ter se desconcentrado, tomou outra quebra e o chileno fez 5-3. Com a pressão de fechar a partida, Garcia se desconcentrou e errou bastante no nono game. O brasileiro se aproveitou, conseguiu salvar dois match points e quebrar o serviço. Depois, confirmou seu saque e empatou em 5-5.

Com a confirmação dos dois serviços, o jogo foi para o tie-break no último set. Na decisão, prevaleceu a experiência do cabeça-de-chave número 1 do torneio. Saretta fechou em 7-1. Depois de salvar dois, o brasileiro comentou o seu match point: "Eu penso depois não antes. Dá muito mais gosto vencer assim", completou.