UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

28/07/2007 - 10h54

Monteiro perde chance de se vingar de 'chinês' e fica com o bronze

Lello Lopes
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

Depois de quatro anos, Thiago Monteiro quase conseguiu ir à forra contra o chinês naturalizado dominicano Ju Lin. Na chuvosa manhã deste sábado, ele perdeu para o adversário por 4 a 3 (11-4, 9-11, 12-10, 9-11, 6-11, 11-9 e 11-9) e ficou com a medalha de bronze do torneio de simples do tênis de mesa dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro.

A partida contra Ju Lin reeditou a final da competição passada, em Santo Domingo-2003. Na ocasião, o chinês, que acabara de se naturalizar dominicano, venceu o brasileiro e ficou com o título. No pódio, sem falar uma palavra de espanhol, Lin cometeu uma gafe ao exibir a bandeira da República Dominicana de cabeça para baixo.

AFP
Assim como em 2003, Thiago Monteiro não conseguiu passar pelo dominicano Ju Lin
HOYAMA TAMBÉM LEVA O BRONZE
VEJA FOTOS DAS PARTIDAS
Favorito ao bicampeonato, Ju Lin, que ocupa a 52ª posição no ranking mundial, sentiu a pressão da torcida e a agressividade do brasileiro, mas acabou se superando na partida. Agora ele decidirá o título ainda neste sábado contra o vencedor do confronto entre o brasileiro Hugo Hoyama e o chinês naturalizado argentino Song Liu, que fazem a outra semifinal.

No jogo que abriu a rodada do dia, o primeiro set passou rapidamente. Visivelmente ansioso, Monteiro tomou decisões precipitadas e não conseguiu fazer resistência frente ao poder do dominicano, que encerrou a primeira etapa com fáceis 11-4.

No segundo set, o brasileiro esboçou uma reação. Tomando atitudes menos ansiosas, conseguiu abrir dois pontos de vantagem, que foram administrados até o final do set. A vitória se consolidou, terminando em 11a 9.

Embalado pela vitória na segunda parcial, Thiago Monteiro conseguiu marcar 3 a 1 no terceiro set e levou a vantagem adiante ao fazer 10 a 7 sobre Lin. O adversário, porém conseguiu quebrar os três set points e marcar mais dois pontos, finalizando em 12 a 10.

Mas a reação do dominicano não incomodou Monteiro, que voltou a ser agressivo no quarto set para ganhar por 11-9. Incomodado pela torcida, Ju Lin esteve desconcentrado na parcial seguinte, e foi facilmente dominado: vitória de Thiago Monteiro por 11-6.

Ju Lin voltou melhor no sexto set, e a partida ficou equilibrada novamente. A definição aconteceu nos últimos pontos, e o dominicano soube manter a tranqüilidade para fechar em 11-9.

A definição da vaga na final aconteceu no tie-break. Monteiro abriu uma pequena vantagem de dois pontos no início da parcial, mas permitiu a virada de Lin. O dominicano manteve a frente, provocou a torcida, e ganhou por 11-9, classificando-se para a final.