UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

27/07/2007 - 17h59

Com apoio da torcida, Brasil é tricampeão da ginástica rítmica

Bruno Doro
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

Há três edições dos Jogos Pan-Americanos é a mesma coisa. Quando a equipe brasileira de ginástica rítmica se apresenta, o público delira e o ouro é verde-amarelo. Nesta sexta-feira, a história se repetiu e, com o apoio do público que lotou a pequena arena montada no Riocentro, o Brasil conquistou o tricampeonato pan-americano.

EFE
Brasileiras venceram com boa diferença para as cubanas, que ficaram com a prata
PERFIL DAS BRASILEIRAS
BRASILEIRAS FORA DO PÓDIO
VEJA MAIS FOTOS DA APRESENTAÇÃO
QUAL OURO EMPOLGOU MAIS?
Na final por equipes da ginástica rítmica, as brasileiras ficaram com a medalha de ouro, após uma apresentação quase perfeita com três arcos e duas maças. Mesmo derrubando um dos arcos uma vez, marcaram 14.800 pontos, a mesma nota das cinco cordas, somou 29.600. Sem chance de recuperação para canadenses ou cubanas.

As cubanas, mesmo com uma falha na apresentação, ficaram com a medalha de prata, somando 26.675. O Canadá completou o pódio com a nota 26.650. "Este ciclo foi bem difícil. Agora, se queremos participar das Olimpíadas, vamos ter que treinar muito mais", comentou Tayanne Mantovaneli, atleta mais experiente da seleção brasileira de ginástica rítmica, após conquistar o ouro.

Nesta quinta-feira, o Brasil já havia terminado o primeiro dia de disputa em conjunto na liderança. As atletas nacionais conseguiram a melhor nota no exercício com cinco cordas, somando 14.600 pontos. Com isso, terminaram à frente de Cuba, com 13.475, e do Canadá, com 13,425.

Após a apresentação, na segunda passagem da final por equipes, uma das brasileiras deixou cair o arco. Mesmo assim, a torcida gritava "É campeão" da arquibancada. Na apresentação de Cuba, uma ginasta também derrubou um dos arcos.

Além da experiente Tayanne, a equipe é formada por Nicole Muller, Natalia Peixinho, Luisa Matsuo e Daniela Leite.

O Pan de Santo Domingo representou a edição mais vitoriosa da modalidade para o Brasil. Na última edição dos Jogos, o país faturou três medalhas de ouro e uma de bronze.