UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

27/07/2007 - 17h14

Favorita brilha na final e brasileiras ficam fora do pódio

Bruno Doro
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

A norte-americana Lisa Wang conquistou a medalha de ouro na prova individual geral da ginástica rítmica do Pan-Americano do Rio de Janeiro. As duas brasileiras classificadas para a prova, Angélica Kvieczynski e Ana Paula Scheffer, ficaram de fora do pódio.

Flávio Florido/UOL
Brasileira Angélica Kvieczynski terminou na sexta colocação da prova individual do Pan
FOTOS DA GINÁSTICA NESTA SEXTA
BRASIL É OURO POR EQUIPES
PERFIS DAS BRASILEIRAS
PÁGINA DA GINÁSTICA RITMICA
"Saí feliz por ter me classificado para o Pan. Não esperava representar o Brasil", comentou Angélica que é a atleta mais jovem da seleção brasileira. "Eu ainda sou muito nova e espero melhorar bastante. Amanhã tenho mais dois aparelhos, preciso me concentrar mais", explicou a atleta, que se disse pouco concentrada nos aparelhos desta sexta-feira.

Favorita após a eliminação da canadense Alexandra Orlando, a norte-americana Lisa Wang fechou sua apresentação com 57.725 pontos. O desempenho foi abaixo dos 58.200 que fez na quinta-feira, para se classificar em primeiro lugar para a final individual geral, mas ainda assim valeu o ouro.

As mexicanas Cynthia Valdez Perez e Rut Castillo Galindo fizeram dobradinha com a prata e o bronze, após o desempenho ruim da canadense Stefanie Carew no terceiro aparelho. Ela estava em segundo lugar após duas passagens, mas tirou apenas 12.625 nas fitas e acabou ficando fora do pódio.

Rut Castillo terminou com 54.850 pontos, após bom desempenho nas cordas (14.000). Já Cynthia Perez se recuperou em seu último aparelho, a fita (14.150), e chegou ao pódio, inclusive ultrapassando sua compatriota, com 54.925.

A brasileira Angélica Kvieczynski chegou ao seu quarto e último aparelho, a fita, com chances remotas de conquistar o bronze. Ela precisava tirar mais do que 14.650, para superar a mexicana Cynthia Perez. Tirou 13.850 e ficou com o sexto lugar, com 54.125.

A outra atleta do país, Ana Paula Scheffer terminou em oitavo lugar. Seu melhor aparelho foi o arco, com 13.925, mas a apresentação ruim nas maças, na qual tirou apenas 12.200, acabou prejudicando sua classificação final.

Ela concluiu sua apresentação na fita, com 13.525, e fechando a final individual geral com 52.975. No qualificatório, ela marcou 52.900 para chegar à decisão em quinto lugar. "Erros acontecem. Achei que fosse ficar mais nervosa do que fiquei. Não teve pressão", disse.