UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

26/07/2007 - 19h20

Sonho olímpico adia carreira de ator de campeão do trampolim

Fernanda Brambilla
Enviada especial do UOL
No Rio de Janeiro
Claudia Andrade
Em São Paulo

Na disputa do trampolim de 3 metros dos Jogos Pan-Americanos, o canadense Alexandre Despatie chamou a atenção primeiro pelo currículo. Aos 22 anos, é o atual campeão mundial, e foi vice-campeão olímpico em Atenas-04. Depois, Despatie ganhou a atenção da platéia que assistia às finais pelos resultados. O saltador terminou a série de eliminatórias em primeiro lugar, com larga vantagem para o segundo colocado, o brasileiro César Castro.

Nas finais, Despatie confirmou no favoritismo e levou a medalha de ouro, ganhando a atenção também da mídia ao dar entrevistas em inglês, francês e espanhol, e distribuindo sorrisos e beijos às mais animadas. Nada mal para quem já tem fama de galã em seu país, onde engatinha, paralelamente aos treinos, uma carreira de ator.

Sua última investida foi protagonizar uma comedia romântica, "Às suas marcas, festa!", lançada em Quebec na mesma época do Mundial de Melbourne, no início do ano. O filme, que não saiu do Canadá, Despatie assegura que fez grande sucesso. Ao menos, entre seus conhecidos.

"No Canadá, a recepção foi muito boa, todos me param e comentam do filme, e elogiaram muito. Vivo distribuindo DVDs para os amigos", disse Despatie, surpreso com a pergunta. Apesar do sucesso que o canadense diz ter feito, ainda não surgiram novas propostas.

Enquanto isso, Despatie segue conquistando títulos. "Minha carreira está meio de lado, não estou fazendo nada atualmente, porque estamos às vésperas de Pequim", justificou o campeão. "Quero o ouro olímpico."

"Sempre me perguntam se sou mais ator ou saltador, mas o filme foi apenas o começo, vou retomar a carreira de ator quando parar de saltar. Descobri que é algo que gosto muito de fazer e me dou bem fazendo", brincou o canadense.

Atualmente, Despatie tem como principais trunfos um contrato com a rede de fast food McDonald´s, que representa em comerciais de TV, além de ser o embaixador da multinacional no Canadá.

"Mas por enquanto, tenho muito trampolim pela frente. Pretendo saltar até 2012. O esporte ainda é a minha maior paixão. Mas depois, volto para as telinhas. Quem sabe um novo filme...", comentou o canadense.

Questionado sobre o sucesso do filme do atleta, o representante do comitê canadense, que acompanhava Despatie nas entrevistas, não escondeu o embaraço. "Não conte nada ao Alexandre, mas não vou, nem pretendo ver esse filme. Sinceramente, não deve ser muito bom", disse o compatriota.