UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

26/07/2007 - 17h23

César Castro leva prata no trampolim de 3 m; Duran é o último

Fernanda Brambilla
Enviada especial do UOL
No Rio de Janeiro

O brasileiro César Castro conquistou a medalha de prata na prova de trampolim de 3 metros dos Jogos Pan-Americanos, disputada na tarde fria desta quinta-feira no Parque Aquático Maria Lenk. Castro havia avançado às finais com o terceiro melhor tempo. O ouro ficou com o canadense Alexandre Despatie; o norte-americano Troy Dumais completou o pódio com o bronze.

O outro brasileiro, Cassius Duran, teve problemas no primeiro salto, e ficou apenas em 12º lugar, último entre os finalistas.

"Essa prova fui muito boa. Sabia que competiria com os melhores, e essa medalha mostrou que estou trabalhando direito, no caminho certo", disse um tranqüilo Castro após a conquista. "Com essa média, estou entre os 12 melhores do mundo. Confirmei as minhas expectativas, vim para uma medalha e consegui."

O saltador, que conquistou vaga para a Olimpíada de Pequim no Mundial de Melbourne, no início do ano, admitiu que precisa melhorar as marcas. "Minha média aqui ficou no 8, o que é muito bom. Mas para uma medalha Pequim, preciso subir as notas para 9."

Castro admitiu que o frio e o vento, que perduraram durante as eliminatórias e as finais, prejudicaram um pouco. "A gente não está acostumado a saltar com tempo ruim como hoje, mas foi um fator que atingiu a todos os competidores igualmente", amenizou.

Na primeira série das seis rodadas de salto das finais, Castro já obteve a liderança com 81,00 pontos, contra 76,50 do canadense Alexandre Despatie, que fez a melhor soma de saltos nas eliminatórias.

Castro perdeu a liderança na segunda rodada, mas voltou ao primeiro lugar entre os 12 competidores no terceiro salto, em que obteve 90,10 pontos, sua melhor marca até então. Despatie, na cola do brasileiro, conseguiu 91,00.

Na rodada seguinte, porém, Castro voltou a cair para segunda posição, com salto de 73,50, contra 89, 25 do canadense. Na quinta série, Castro e Despatie fizeram a mesma exata pontuação, 76,50. Na última apresentação, o brasileiro obteve a melhor marca da prova, 91,00. O canadense, porém, fez outro belo salto e chegou a 86,00 pontos.

Já Cassius Duran, que foi à final com o 11º melhor tempo, se complicou ao ameaçar saltar em sua primeira apresentação e desistir, como já tinha ocorrido com o saltador durante as eliminatórias. Como punição, o brasileiro teve 2 pontos de cada árbitro em cada nota, e caiu para a última posição.

"Cometi um erro técnico. Assim como tenho que dosar a força dos pés, juntar os joelhos, tenho que me equilibrar, e não consegui", lamentou Duran. "Não teve vento, nervosismo, nada disso. Eu errei mesmo."