UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

26/07/2007 - 15h10

César Castro e Cassius Duran avançam às finais do trampolim

Fernanda Brambilla
Enviada especial do UOL
No Rio de Janeiro

Os saltadores brasileiros César Castro e Cassius Duran resistiram ao frio na manhã desta quinta-feira e se classificaram às finais da prova de trampolim 3 metros dos Jogos Pan-Americanos, no Parque Aquático Maria Lenk.

Satiro Sodré/Divulgação
César Castro ficou na terceira colocação após as preliminares do trampolim de 3 m
SALTADORES ELOGIAM TORCIDA
VEJA FOTOS DAS APRESENTAÇÕES
CONFIRA O PERFIL DOS BRASILEIROS
PÁGINA DOS SALTOS ORNAMENTAIS
Após seis rodadas de saltos, Castro foi o brasileiro com a melhor colcação, o terceiro lugar, com 456,65 pontos. Duran ficou apenas em 11º, com 384,80 pontos. O canadense Alexandre Despatie vai à final na primeira posição, com 484, 20.

Dos 13 atletas que se apresentaram na fase eliminatória, 12 avançam à final, diferentemente do Mundial da modalidade, quando 12 saltadores fazem a semifinal e somente 6 disputam a final. A decisão será disputada ainda nesta quinta-feira.

Duran atribuiu o fraco desempenho ao clima, que o desequilibrou durante o primeiro salto. Abalado pelo vento, o brasileiro chegou a tomar impulso no trampolim, mas recuou. Em seguida, aguardou alguns instantes até estabilizar o trampolim para, então, saltar.

"O vento lá em cima é muito forte e eu me desequilibrei. Na hora, achei melhor parar e refazer tudo, para não correr o risco de errar e perder o salto. Isso me tiraria da final", comentou Duran, que confessou o nervosismo em frente à torcida.

"Aí eu senti a pressão, meu coração disparou. Ainda bem que deu tudo certo. Sabia que para a final não precisava saltar muito, só não podia errar", comentou.

Castro também lamentou o mau tempo. "O clima não colaborou com a gente hoje. Esse vento atrapalha porque balança o trampolim", justificou.