UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

25/07/2007 - 16h17

Reservas do Brasil batem México e consolidam 1ª posição do grupo

Lello Lopes
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

O Brasil não precisou usar o seu time titular para derrotar o México por 3 sets a 0 (25-17, 25-23 e 25-21) na tarde desta quarta-feira, no ginásio do Maracanãzinho. O resultado fez o time terminar a primeira fase do torneio masculino de vôlei dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro com 100% de aproveitamento.

A seleção entrou em quadra já classificada para as semifinais do Pan. Diante do adversário mais frágil dos Jogos (o México ocupa apenas a 31ª posição do ranking mundial, liderado pelo Brasil), o técnico Bernardinho decidiu dar ritmo de jogo aos atletas que ainda não tinham atuado no Rio de Janeiro.

Assim, o time iniciou a partida com apenas dois jogadores considerados titulares, o levantador Marcelinho e o meio-de-rede Rodrigão, além do líbero Escadinha. O central André Heller, os pontas Samuel e Murilo, e o oposto Anderson ganharam as vagas de Gustavo, Dante, Giba e André Nascimento, respectivamente.

"Foi legal para dar um pouco de ritmo a quem não estava jogando tanto", disse Murilo, um dos destaques do Brasil nas finais da Liga Mundial na Polônia, há dez dias.

A nova formação, entretanto, não encontrou dificuldades diante dos mexicanos no primeiro set. Com Marcelinho variando muito bem as jogadas, o time usou a força do ataque, ora com Samuel, ora com Murilo, para abrir uma bela vantagem. Um ponto de saque de Samuel definiu a parcial em 25 a 17 a favor do Brasil.

Após o descanso, o México voltou ao jogo forçando mais o saque. Um pouco desconcentrado, e com a recepção falha, o Brasil deixou os adversários tomarem conta da partida até abrirem três pontos de diferença (19-16), fazendo com que a torcida pedisse a entrada de Giba em quadra.

Bernardinho pediu tempo e corrigiu a equipe. O Brasil se recuperou, marcou quatro pontos seguidos e partiu para a vitória no set por 25-23, com um ataque de saída de rede de Samuel. Giba entrou em quadra nos dois últimos pontos e provocou euforia na torcida.

No terceiro set, o Brasil voltou a ter problema no passe. E o México, novamente, colocou três pontos de frente (11-8). Mas a seleção não se desesperou, buscou a reação e venceu por 25-21, com um ataque de meio de Rodrigão.

"A maioria (dos titulares) não jogou hoje. Isso ajuda bastante a gente a se recuperar para as semifinais", disse o meio-de-rede Rodrigão.

O oposto Anderson foi o maior pontuador da partida, com 17 pontos, dois a mais que o ponteiro Samuel.

Com a primeira colocação do grupo A garantida, o Brasil vai enfrentar nas semifinais, na sexta-feira, o segundo do grupo B. A maior probabilidade é que a seleção jogue contra a Venezuela, sua algoz no último Pan, quatro anos atrás, em Santo Domingo-2003.