UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

23/07/2007 - 17h11

Yane Marques garante o ouro no pentatlo moderno

Da Redação
Em São Paulo

A brasileira Yane Marques faturou a medalha de ouro no pentatlo moderno nos Jogos Pan-Americanos. Com a pontuação total de 5484, ela ficou bem à frente da canadense Monica Pinette e da norte-americana Michelle Kelly, que com 5288 e 5252, respectivamente, ficaram com a prata e o bronze.

EFE
Yane Marques compete na prova de hipismo do pentatlo moderno do Pan
VEJA O PERFIL DE YANE MARQUES
IMAGENS DA COMPETIÇÃO
MAIS SOBRE PENTATLO MODERNO
Yane iniciou mal a competição, terminando apenas na quinta colocação do tiro, mas se recuperou nas provas seguintes- esgrima e natação - e abriu larga vantagem.

Mesmo sem ter ido bem na prova de hipismo, com a 10ª colocação entre 14 atletas, a brasileira manteve a liderança da competição e teve direito a largar no atletismo com 1min24s de vantagem em relação à segunda colocada, a canadense Monica Pinette.

De acordo com as regras do pentatlo moderno, os pontos conquistados nas quatro primeiras provas se transformam em minutos de vantagem para a largada dos 3000 m do atletismo.

Com a folga, ela só teve que administrar na última prova para ficar com o ouro. Com o tempo de 11min43s01, Yane obte apenas a 10ª colocação na corrida, posição que lhe foi suficiente para assegurar o primeiro lugar.

Aos 22 anos, Yane Marques já surpreendeu inclusive os dirigentes brasileiros da modalidade. Em 2006, ela superou experientes atletas e conquistou o Campeonato sul-americano.

Com menos de quatro anos dedicados ao esporte, Yane já ocupa a décima colocação no ranking mundial e terminou na 26ª colocação da última Copa do Mundo da modalidade, disputada na Inglaterra, na última temporada.

A outra brasileira da prova, Larissa Lellis, terminou na oitava colocação na classificação geral, com 4892 pontos.

No tiro, primeira prova do cronograma, Larissa terminou na 14ª e última colocação e tentou se recuperar nas provas seguintes. A brasileira chegou a ficar na terceira colocação na natação, o que acabou sendo insuficiente para que ela lutasse por medalha.