UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Folha Imagem

Nome completo:
Yane Márcia Campos da Fonseca Marques

Data e local de nascimento:
07/01/1984, em Afogados de Ingazeira (PE)

Peso/Altura:
56kg/ 1,68m

Residência:
Recife (PE)

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Desempenho no
Pan-2007:

Medalhista de ouro

Yane Marques

No Rio de Janeiro, Yane Marques faturou a medalha de ouro. Depois de um desempenho ruim no tiro, ela se recuperou e foi muito bem na esgrima e na natação, o que lhe garantiu a primeira colocação.

Aos 22 anos, dos quais menos de 4 dedicados ao esporte, Yane Marques não apenas já é a primeira do ranking nacional, como surpreendeu até os dirigentes do país ao bater atletas experientes e sagrar-se campeã sul-americana em 2006.

A pernambucana já figura no 10º lugar no ranking mundial do pentatlo moderno, além de acumular resultados expressivos nas última temporada. Yane foi vice-campeã pan-americana no México e conquistou a 26ª colocação na Copa do Mundo, disputada na Inglaterra.

Segundo o presidente da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM), Hélio Meireles, o entusiasmo não é exagero, uma vez que são necessários 10 anos para uma formação completa no pentatlo. No caso de Yane, o "fenômeno" é ainda mais notável, uma vez que a atleta teve de aprender a praticar quase todos os estilos da modalidade.

"Tivemos que ensiná-la princípios básicos de esgrima, tiro e equitação", conta o técnico da atleta, capitão Alexandre França. "Mais do que isso, até a corrida teve de ser revista, porque ela não tinha porte de atleta."

Yane conta que a transformação foi mesmo completa. "Nunca tinha nem corrido de verdade, no máximo só brincando de pega", conta a pernambucana.