UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

22/07/2007 - 16h15

Dupla campeã do Pan viaja neste domingo para a Suíça

Lello Lopes
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

Nem dá tempo para comemorar. Pouco mais de três depois de conquistar o título dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro no vôlei de praia, a dupla Ricardo e Emanuel viaja para Gstaad, na Suíça, onde disputa na semana que vem a mais importante etapa da temporada do Circuito Mundial.

Reuters
Cubanos vencem os canadenses na disputa pela medalha de bronze do vôlei de praia
FOTOS DO VÔLEI DE PRAIA
BRASIL É OURO
EUA NO PAN
A competição é válida pelo Campeonato Mundial e conta pontos importantes para o ranking que definirá as duplas classificadas para os Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008. Na China, Ricardo e Emanuel vão tentar repetir o título conquistado em 2004, na cidade grega de Atenas.

"O nosso planejamento era jogar bem os torneios do Grand Slam e ir superbem no Pan em casa. A caminhada para Pequim começou bem porque ganhamos o primeiro Grand Slam do ano, em Paris. Esse Campeonato Mundial é muito importante porque vale mil pontos no ranking. E na semana seguinte já tem o Grand Slam da Áustria. Estas são as três semanas mais importantes do ano", disse Emanuel.

Para voltar a enfrentar adversários mais fortes depois de uma semana jogando contra rivais de baixo nível, a dupla Ricardo/Emanuel fez uma preparação específica no Rio de Janeiro.

"Durante a manhã a gente focava o Pan e à tarde a gente fazia o treinamento visando o Mundial na Suíça. Era como se fosse passar a manhã no Brasil e a tarde na Suíça", revelou Emanuel.

A dupla chegou, inclusive, a fazer um trabalho para não se adaptar ao fuso-horário brasileiro, uma vez que passou apenas uma semana no país antes do retorno à Europa.

"A gente tentou se manter no fuso de lá. Acordávamos às 5h, tomávamos café às 6h e íamos dormir às 8h da noite. Foi um sacrifício que tivemos que fazer", contou Emanuel.