UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

21/07/2007 - 20h38

Na estréia do pólo masculino, Brasil perde para os Estados Unidos

Fernanda Brambilla
Enviada especial do UOL
No Rio de Janeiro

A seleção masculina de pólo aquático estreou com derrota para os Estados Unidos por 6 a 12 na noite deste sábado no Parque Aquático Júlio Delamare, nos Jogos Pan-Americanos. No primeiro jogo, a seleção reviveu a decisão do Pan de Santo Domingo-03, quando também perdeu para os norte-americanos e levou a medalha de prata.

Para o capitão do Brasil, Daniel Mamede, a seleção evoluiu muito nos últimos anos, mas não tem pretensões de chegar à final. "Nosso objetivo é alcançar a semifinal. Estamos sem ritmo de jogo, mas melhoramos muito fisicamente, e contamos com o apoio do público", avaliou Mamede.

Para o jogador, no entanto, a seleção ainda precisa se acostumar a jogar assistido por tanta gente. "Nunca vivemos isso, jogar com oito mil pessoas gritando. Isso ajuda, mas também atrapalha se a gente deixar a animação tomar conta e se acomodar."

O jogo
Apesar do insistente incentivo da torcida, o Brasil demorou para se organizar e sofreu 3 gols logo no primeiro quarto. Smith marcou logo no primeiro ataque do jogo. O Brasil mandou uma bola na trave e, em seguida, em falha da defesa, exigiu boa defesa do goleiro Pará. Com Beaubien, os EUA fizeram dois a zero. Smith, atual artilheiro do campeonato com quatro gols, marcou o terceiro, aos 3 minutos.

A defesa norte-americana, sólida, impediu que os brasileiros finalizassem. Somente quando Smith foi expulso por 20 segundos, Beto Seabra abiu o placar para o Brasil, aos 5 minutos do primeiro quarto. Após erro de finalização dos adversários, Vicente Henriques fez belo contra-ataque, mas parou na defesa do goleiro Moses. Em seguida, Pará fez nova defesa, e foi fortemente ovacionado pela torcida.

No segundo quarto, Mega diminuiu a vantagem com belo gol em arremesso de longa distância, evitando o confronto direto com a defesa norte-americana. Varellas foi expulso e, novamente com um homem a mais no ataque, o Brasil voltou a marcar com Mega, e igualou o marcador, com 3 a 3.

Em seguida, Vicente Henriques e Gabriel Reis foram excluídos e, com dois a menos, o Brasil sofreu o quarto gol, com Hopkins. Após ataque fraco dos brasileiros, Mann ampliou a vantagem norte-americana no contra-ataque. Com a exclusão de mais um brasileiro, Erik Seegerer, novamente os Estados Unidos aproveitaram para ampliar, e Bailey marcou o sexto gol. Nos segundos finais do quarto, Gabriel Reis arremessou forte, mas o goleiro Moses segurou.

No terceiro quarto, Luis Mauricio substituiu Pará no gol, o que não evitou que os norte-americanos ficassem ainda mais à frente no marcador. O Brasil, como aconteceu nos primeiros quartos, aproveitava as expulsões de 20 segundos para marcar. Assim, quando Mann e Bailey ficaram de fora, Vicente Henriques fez o quarto gol brasileiro. Com o time completo novamente, os adversários voltaram a abrir três pontos no placar, com Hopkins. E novamente Hopkins no contra-ataque, deixou os EUA com o placar mais elástico do jogo, 8 a 4.

Em lançamento longo, Hewko fez o nono gol. Vicente Henriques tentou arremesso de longe, mas Moses defendeu mais uma vez. No ataque, mesmo com tempo adicional concedido por faltas norte-americanas, a seleção não conseguiu diminuir a vantagem a tempo. O último quarto só confirmou a superioridade norte-americana. Beto Seabra ainda fez um gol nos segundos finais, mas o Brasil perdeu por 12 a 6.

Em Santo Domingo-03, o Brasil perdeu para os Estados Unidos pela mesma diferença de gols, mas com placar um pouco diferente: 13 a 7.

No jogo que abriu a rodada na chave do Brasil, o México venceu Porto Rico por 6 a 3. Pelo grupo B, o Canadá superou Cuba por 15 a 12 e a Colômbia venceu a Argentina por 8 a 7.