UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

20/07/2007 - 17h35

Brasil perde para Cuba e fica fora do pódio pela 1ª vez no feminino

Da Redação
Em São Paulo

A seleção brasileira feminina de pólo aquático perdeu a disputa do bronze para Cuba, nesta sexta-feira, por 6 a 5, no parque aquático Júlio Delamare. Pela primeira vez desde que o torneio feminino da modalidade foi incluído no programa dos Jogos Pan-Americanos, o Brasil ficará fora do pódio.

A disputa passou a fazer parte do programa na edição de Winnipeg-1999. Desde então, o Brasil conquistou dois bronzes. Em Santo Domingo-2003, as brasileiras venceram as cubanas com um placar apertado, de 6 a 5. No Canadá, a vitória sobre Cuba havia sido mais tranqüila, por 9 a 4.

No Rio de Janeiro, Brasil e Cuba já tinham se enfrentado na última rodada da etapa classificatória, que valia o terceiro lugar na tabela e, consequentemente, uma semifinal com o Canadá, segundo colocado. A equipe brasileira passou sem dificuldades pelas cubanas, vencendo por 10 a 5, e alcançou seu primeiro objetivo no Pan. O Brasil queria ter a chance de tentar superar as canadenses, já que enfrentar os Estados Unidos, como fez o time de Cuba, era certeza de derrota.

Mas as expectativas não se confirmaram e as brasileiras acabaram também perdendo nas semifinais, por um gol de diferença (6-5), e foram para a disputa do bronze com as cubanas. Cuba perdeu para as norte-americanas por 16 a 3 nas semifinais, mas já tinha arrancado um empata com o Canadá na primeira fase (7 a 7) e chegou forte para o duelo que valia a terceira colocação.

O Brasil começou atrás a disputa pelo bronze e teve de buscar a virada. No segundo quarto, quando o placar era de 3 a 2 para Cuba, Fernanda Lissoni perdeu um pênalti, defendido pela goleira Zunzunequi. Mas, no final, Camila Pedrosa (a mais experiente do grupo, única a ter participado dos Jogos de 1999 e 2003) conseguiu igualar o jogo. No terceiro período, um gol para cada lado e tudo igual no placar (4 a 4).

A equipe nacional perdeu muitas oportunidades na partida, mandou várias bolas na trave e chegou a ficar com uma jogadora a mais no final, depois da expulsão de uma atleta de Cuba. Mesmo assim, sofreu o gol, não aproveitou as chances e acabou sendo derrotada.

"Elas vieram muito forte para este jogo e acabaram ganhando. Hoje, a gente fica mal, mas depois, continua treinando. Bola pra frente", disse uma desanimada Camila Pedrosa, ao final da partida, em entrevista ao canal Sportv .