UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

21/07/2007 - 12h37

Canto se machuca, perde a luta e abandona o bronze

Bruno Doro
Enviado Especial do UOL
No Rio de Janeiro*

Flávio Canto perdeu a semifinal contra o norte-americano Stevens e vai lutar pelo bronze agora. Com uma contusão no braço no meio da luta, ele levou um ippon fácil do rival, que ainda se preocupou com a condição física do brasileiro. A luxação no cotovelo direito fez o judoca desistir do bronze.

BRASIL VAI A TRÊS FINAIS
Leandro Guilheiro, Danielli Yuri e Danielle Zangrando estão na final de suas categorias. Flávio Canto, esperança de medalha de ouro, contundiu seriamente o braço, sofrendo uma luxação no cotovelo direito. Ainda tentou voltar a lutar, apenas para permitir que o norte-americano Travis Stevens o vencesse por ippon conseguido com facilidade.
LEIA MAIS
Ovacionado pela torcida, o carioca Flávio Canto foi o último brasileiro a garantir vaga nas semifinais. Na categoria até 81 kg, ele bateu o favorito cubano Oscar Cardenas.

A luta contra o arqui-rival Cardenas começou tensa, com Canto e o cubano evitando atacar. O resultado foram duas punições (shidos), uma para cada judoca. Canto conseguiu um yuko a três minutos do final. A dois, o cubano empatou. No minuto final, porém, com o mesmo golpe de primeiro yuko, o brasileiro conseguiu o segundo e garantiu a vitória.

Canto foi o mais celebrado dos judocas brasileiros no dia. Nascido na Inglaterra, ele tem uma identificação muito forte com o Rio de Janeiro. Mora na Barra da Tijuca e tem um projeto social, o Reação, que ensina judô em comunidades carentes. Assim que ele entrava na área de lutas do pavilhão 4 A do Riocentro, os torcedores começavam a gritar o seu nome.

* atualizado às 15h15