UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

19/07/2007 - 11h17

Thiago Pereira vence 200 m costas e leva terceiro ouro no Pan

Fernanda Brambilla
Enviada especial do UOL
No Rio de Janeiro

O brasileiro Thiago Pereira conquistou a terceira medalha de ouro na natação dos Jogos Pan-Americanos. Na manhã desta quinta-feira, no Parque Aquático Maria Lenk, ele venceu os 200 m costas em prova que teve o também brasileiro Lucas Salatta com o bronze. Esse foi o 11º ouro do país no Rio.

Flávio Florido/UOL
Thiago Pereira conquistou a terceira medalha de ouro na natação no Pan
PERFIL DO ATLETA
FOTOS DA NATAÇÃO
"Estou muito feliz. Vim para a competição com o objetivo de ganhar uma medalha de ouro", comemorou o nadador. "Hoje foi tudo muito corrido, mas deu tempo para soltar e voltar bem para o 200 m costas e deu tudo certo. Quero dar o máximo de mim para ajudar o Brasil deslanchar nesse quadro de medalhas."

Pereira cravou o tempo de 1min58s42, obtendo novo recorde pan-mamericano, e foi seguido pelo norte-americano Scott Clary, prata com 1min59s24. Com o bronze, Salatta fez o tempo de 1min59s51, obtendo índice para as Olimpíadas de Pequim-2008.

"Consegui meu objetivo, nadei bem a primeira prova (200 m medley) pensando na final e estou feliz", afirmou Pereira, logo após a prova. "Melhorei meu tempo e ainda ganhei mais uma medalha e um recorde", complementou o nadador.

A maratona de Pereira ainda não chegou nem à metade. Ele, que já tinha vencido os 400 m medley e participado do triunfo nacional no revezamento 4 x 200 m livre, ainda vai competir em mais quatro provas: 100 m costas, 200 m peito, 200 m medley e revezamento 4 x 100 m medley. Também existe a possibilidade de ele disputar o 4 x 100 m livre.

Se ganhar medalha em todas as provas, Pereira baterá o recorde de medalhas de um atleta do país em uma única edição do Pan. A marca pertence ao ex-nadador Djan Madruga, que subiu seis vezes ao pódio no Pan de San Juan-1979.

A manhã desta quinta era considerada especial por Pereira, que já esperava grande desgaste. Pouco antes do ouro, ele disputou as semifinais dos 200 m medley e se classificou para a decisão com o segundo melhor tempo.

"A sorte foi que o Thiago fez a primeira série da semifinal dos 200 m medley. Então, corri com ele para a piscina de aquecimento, e ele teve quase meia hora para descansar e ao mesmo tempo se preparar para os 200 m costas", explicou o técnico do nadador, Fernando Vanzella.

Mas, mostrando-se em boa forma, Pereira dominou os 200 m costas. Ele bateu na frente nos primeiros 50 metros, com 17 centésimos de segundo de vantagem sobre Salatta. Nos 100 metros seguintes, ele aumentou a diferença e já tinha mais de um segundo de frenta. Na reta final, Clary tentou uma reação, mas acabou pouco mais de meio segundo atrás de Pereira.