UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

19/07/2007 - 19h17

Por vingança, México quer tirar bronze conquistado pelo Brasil

Das agências internacionais
No Rio de Janeiro

Inconformados por ter perdido o bronze na ginástica por determinação do Comitê Executivo da Odepa (Organização Desportiva Pan-Americana), os mexicanos tentam recuperar a medalha perdida tirando o bronze que o hipismo do Brasil conquistou no adestramento.

Flávio Florido/UOL
Brasil leva o bronze no adestramento, quebra jejum e vai a Pequim. Será?
LEIA MAIS
O chefe da delegação mexicana confirmou hoje que está encaminhando uma reclamação de uma suposta irregularidade cometida pelo Brasil na prova de adestramento. O México tentará demonstrar que o Brasil inscreveu um cavalo e competiu com o outro, e isso poderia representar a desclassificação brasileira. Na ocasião, o México ficou com a quarta colocação. A desclassificação da equipe brasileira renderia aos mexicanos o bronze "perdido".

O Comitê Executivo da Odepa comunicou a desclassificação da seleção feminina mexicana de ginástica na manhã desta quinta-feira. O motivo alegado é que Marisela Arizmendi Torres, inscrita como oficial de delegação, participou da competição como atleta. O México obteve o terceiro lugar na classificação final. Com a punição, o bronze foi para o Canadá.

"Se as coisas são justas, teremos que ganhar esta medalha", disse Carlos Hermosillo, presidente da Comissão Nacional do Esporte, que insinuou que o caso ocorrido do hipismo é similar ao da ginástica.

Hermosillo lamentou que uma falta grave de um dirigente tenha prejudicado as atletas que não tiveram culpa, já que segundo ele, treinaram duro. Alejandro Peniche, culpado pela irregularidade não irá continuar nos Jogos Pan-Americanos, já que sua credencial foi retirada.