UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

15/07/2007 - 11h55

Brasil leva o bronze no adestramento, quebra jejum e vai a Pequim

Da Redação
Em São Paulo

O Brasil garantiu neste domingo a medalha de bronze do adestramento por equipes, primeira categoria do hipismo praticada nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. O feito encerrou um jejum de 24 anos sem medalhas nessa prova (a última havia sido em Caracas, Venezuela, em 1983).

Reuters
No pódio, Luiza Tavares(e), Renata Rabello e Rogério Clementino celebram o bronze
PERFIS DOS BRASILEIROS
Depois de Rogério Clementino deixar o país na terceira colocação no primeiro dia de disputa (sábado), Renata Rabello e Luiza Tavares confirmaram a posição e, de quebra, conquistaram uma das três vagas que o Pan garantia para os Jogos Olímpicos de Pequim.

O cavaleiro brasileiro havia conquistado 64,750 pontos na estréia do time. Hoje, Renata Rabello, montando Monty, e Luiza Tavares, com Samba, receberam 65,400 e 64,650 pontos dos jurados. Dessa forma, o Brasil garantiu o bronze com 64,933 pontos.

O resultado brasileiro impressiona, uma vez que o time foi montado de última hora. A duas semanas do Pan, Pia Aragão teve de deixar a equipe por conta de uma doença de seu cavalo, sendo substituída por Clementino. Já na véspera dos Jogos, Jorge Rocha, o integrante mais velho da delegação brasileira no Rio de Janeiro (61 anos), sofreu uma intoxicação alimentar e também foi cortado, deixando a vaga para Luiza, de apenas 15 anos.

A jovem amazona, aliás, foi a última competidora a se apresentar neste domingo. Após a prova no Complexo Deodoro, ela admitiu a ansiedade. "Eu estava meio nervosa, porque era reserva e virei titular", confessou Luiza ao canal SporTV. "Transformei o nervosismo em garra e entrei para fazer um grande trabalho".

Os Estados Unidos ficaram com a medalha de ouro ao somarem 68,6330 pontos. A média da equipe norte-americana se deveu, sobretudo, ao resultado de Lauren Sammis no primeiro dia. Única a passar a barreira de 70 pontos, a amazona recebeu nota 70,200, pontuação que também a classificou como primeira colocada para as finais individuais que acontecem na segunda-feira.

Os canadenses levaram a prata com a média final de 67,250 pontos. O principal cavaleiro do time foi Tom Dvorak, que no sábado havia conquistado 69,100 pontos.

México, Argentina, Guatemala e Chile ficaram com a 4ª, a 5ª, a 6ª e a 7ª colocação, respectivamente.