UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

18/07/2007 - 16h22

Brasil dá show, derrota os EUA e se classifica para a final

Lello Lopes
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro*

Em sua melhor apresentação nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro até agora, a seleção brasileira feminina de vôlei derrotou os Estados Unidos por 3 a 0 (parciais de 25-13, 25-20 e 25-20) no ginásio do Maracanãzinho pelas semifinais e se classificou para a decisão do torneio. Nesta quinta, o Brasil vai enfrentar a seleção de Cuba, que venceu o Peru.

Flávio Florido/UOL
Antes do jogo, um minuto de silêncio em homenagem às vítimas de acidente aéreo
Flávio Florido/UOL
Paula Pequeno (c) foi um dos destaques da partida; atletas usaram faixa preta em luto
Flávio Florido/UOL
Brasileiras comemoram vitória e vaga na decisão; adversário será Cuba ou Peru
PÁGINA ESPECIAL DE VÔLEI
FOTOS DA VITÓRIA BRASILEIRA
PERFIL DAS ATLETAS DO BRASIL
LANCES DA VITÓRIA BRASILEIRA
CUBA SEGUE ESCRITA E VENCE PERU
O resultado já garante ao país uma medalha na competição. Até hoje na disputa feminina do vôlei no Pan o Brasil já ganhou três medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze.

O time também abre um pouco mais a vantagem no confronto direto com as norte-americanas. Em 84 jogos, agora são 43 vitórias e 41 derrotas. O último triunfo dos Estados Unidos aconteceu há quatro anos, nas semifinais do Pan de Santo Domingo. Na ocasião, o Brasil disputou o campeonato com um time juvenil.

Nesta quarta, diante dos Estados Unidos, a seleção brasileira não perdeu em nenhum momento a concentração no jogo, como aconteceu nas três partidas da primeira fase (diante de Peru, República Dominicana e México).

"A gente não pode tirar o mérito da nossa equipe, que jogou muito bem e soube enfrentar os Estados Unidos", disse a ponteira Sassá.

O time entrou em quadra com uma alteração na equipe que era considerada titular. A oposto Sheilla ganhou a vaga de Mari. A levantadora Fofão, as centrais Walewska e Fabiana, as ponteiras Paula e Sassa e a líbero Fabi também começaram o jogo como titulares.

Antes do início da partida, as jogadoras e o público fizeram um minuto de silêncio em homenagem às vítimas do acidente com o vôo 3054 da TAM que se chocou com um prédio na tarde de terça-feira em São Paulo. Por um minuto, todo o Maracanãzinho ficou calado. As atletas brasileiras atuaram com uma fita preta amarrada ao braço esquerdo.

CONFUSÃO NA ENTRADA
A entrada dos torcedores no ginásio do Maracanãzinho foi marcada por uma pequena confusão. Algumas pessoas foram barradas na portaria por estarem com ingressos válidos para a semifinal marcada para acontecer às 22h. No site de vendas de ingressos do Pan não existe a menção de que jogo o torcedor irá ver nas semifinais, apenas os horários das partidas.
Quando a partida começou, a torcida fez bastante barulho. Fabiana logo colocou o Brasil na frente, marcando os dois primeiros pontos do confronto.

Aproveitando o passe ruim das norte-americanas, o Brasil abriu uma boa vantagem no meio da parcial (15-8). Assim, com muita tranqüilidade, fechou o set em 25-13 após um ataque para fora de Fair.

No segundo set, os Estados Unidos melhoraram o passe e deram mais trabalho para as brasileiras. As norte-americanas chegaram a fazer 2 a 0, mas o Brasil reagiu e foi ao tempo técnico em vantagem (8-6).

A seleção brasileira, entretanto, não conseguiu disparar no marcador. Mas fechou o set em sem levar grandes sustos, em 25-20, com um ataque de Sheilla.

O terceiro set foi o mais tenso de todos. Os Estados Unidos ficaram na frente no início da parcial. Além disso, o técnico José Roberto Guimarães discutiu asperamente com os oficiais do jogo, criticando a postura do juiz de linha de não deixar a quadra ser secada.

A partir do 11° ponto, entretanto, a situação se apaziguou. O Brasil colocou os nervos no lugar, retomou a dianteira do marcador e fechou o set em 25-20, sacramentando a vitória em 3 a 0.

"A melhora da equipe tem muito a ver com a evolução. Todas nós evoluímos em alguma coisa", afirmou Sheilla, segunda maior pontuadora da partida, com 15 pontos -um a menos do que Paula Pequeno.

* Atualizada às 23h30