UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

18/07/2007 - 18h59

Em seu melhor jogo, Brasil vence Cuba e ratifica vaga nas semifinais

Lello Lopes
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

O Brasil finalmente conseguiu jogar de maneira consistente. Assim bateu Cuba por 10 a 5 e ratificou a classificação para as semifinais do torneio feminino de pólo aquático dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro.

"Nem queria ganhar de tanto assim. Se tiver volta vamos ter que tomar muito cuidado", brincou Camila Pedrosa, uma das jogadoras mais experientes do Brasil.

Com o resultado, a seleção brasileira terminou a fase de classificação em terceiro lugar, com seis pontos. Nesta quinta-feira, em busca da vaga na decisão, a equipe vai enfrentar o segundo colocado do torneio, o Canadá. O jogo está marcado para as 18 horas.

Antes, às 16h30, a outra semifinal colocará frente a frente os invictos Estados Unidos e a seleção de Cuba.

O Brasil caiu na piscina já sabendo que estava classificado, graças às derrotas de Venezuela e Porto Rico para Canadá e Estados Unidos, respectivamente. Assim, o time jogou de maneira muito mais tranqüila, impondo o seu ritmo desde o início do confronto.

A vitória foi construída logo no primeiro período, com gols de Camila Pedrosa, Marina Canetti e Andréa Henriques. Com uma boa atuação no sistema defensivo, a seleção passou a administrar a vantagem, aproveitando principalmente as jogadas de contra-ataque.

Cuba, que desde o começo do campeonato era apontada como a grande rival brasileira na briga pelo bronze (já que ouro e prata devem ficar com Estados Unidos e Canadá), em nenhum momento do jogo ameaçou a soberania brasileira.

"A gente se preparou muito para esta partida. Esperava muito da parte defensiva e ela funcionou. Cuba é uma equipe muito forte, e a nossa única possibilidade de vitória era em cima do coletivo. E nada mais forte no coletivo do que a defesa", disse o técnico brasileiro, Roberto Chiappini.