UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

18/07/2007 - 13h08

Seleção feminina de futebol goleia o Equador por 10 a 0

Bruno Doro
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro *

Contra o adversário mais fraco do Pan-Americano, o Brasil aproveitou para aplicar a segunda maior goleada da história do futebol feminino nos Jogos - a primeira estava acontecendo ao mesmo tempo, os 11 a 1 do Canadá sobre a Jamaica. A seleção brasileira, comandada por Marta e com show de Cristiane, venceu o Equador - nenhum gol em três partidas - por 10 a 0.

AFP
Brasileiras e equatorianas fazem minuto de silêncio pelos mortos no acidente aéreo
AFP
Abraçada por Elaine Moura, Cristiane Silva comemora um de seus 4 gols contra no jogo
Reuters
Time brasileiro faz dança após marcar tento na goleada por 10 a 0 sobre equatorianas
PÁGINA ESPECIAL DO FUTEBOL
VEJA O PERFIL DAS BRASILEIRAS
VEJA IMAGENS DA GOLEADA
CANADÁ BATE RECORDE
OURO COM MARTA OU LULINHA?
Os torcedores que assistiram à goleada nesta quarta-feira, no estádio olímpico João Havelange, certamente se lembram dessa cena: a atacante Cristiane sorri, toca o pé esquerdo e em seguida beija a mão. "A gente nunca sabe se vai marcar outro, então aproveitei para fazer todas as homenagens aos amigos em um só", explicou a atacante.

Inspirada, ela marcou quatro gols, sempre repetindo a comemoração. Não importava se o gol saía de cabeça, como aos 8 minutos do primeiro tempo, após jogada de Marta pela direita, ou aos 29, quando o cruzamento veio da esquerda, desta vez de Formiga.

Nem mesmo se o gol saiu de um cruzamento errado, aos 2 minutos do segundo tempo, quando Cristiane errou o chute e, de perna direita, acabou encobrindo a goleira equatoriana, Carla Wray - muito mal no jogo. Seu gol mais normal foi aos 26, quando Marta fez jogada pela direita e Cristiane só precisou completar.

Para aparecer no show da atacante, foi preciso brilhar. E Marta, a melhor do mundo para a Fifa, fez isso. Além das duas assistências para Cristiane, ela também marcou quatro vezes. O primeiro, aos 34 do primeiro, foi da entrada da área, de primeira, após falha da zaga.

O segundo, aos 10 do segundo, foi tão bonito quanto. A zaga afastou mal, Marta pegou a sobra e chutou forte, no ângulo direito de Carla Wray. O terceiro foi um presente de Pretinha, que a substituiu na estréia do Pan.

Aos 27, a atacante driblou três e cruzou para trás. Marta só completou. Pouco antes, aos 20 minutos, Pretinha já tinha feito o seu. Depois de cruzamento na área, a goleira Carla Wray espalmou para a grande área e Formiga pegou de primeira, da marca do pênalti. A goleira soltou bola e Pretinha só precisou tocar para dentro.

Quem pensa que o show foi só de Marta e Cristiane, com a ajuda de Pretinha, engana-se. Aos 17 minutos do primeiro tempo Daniela Alves colocou seu nome entre as estrelas do jogo. Ela marcou só um, mas foi o mais bonito dos nove que o Brasil fez. De voleio, aproveitando cruzamento de Elaine.

Marta fechou o placar aos 45min do segundo tempo. Depois de ótimo lançamento, a melhor atacante do mundo chuta cruzado, pela esquerda da grande área, para marcar o décimo gol brasileiro e o seu quarto na partida.

* Atualizada às 14h30