UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

18/07/2007 - 14h25

Canadá supera Brasil e vence Jamaica por 11 a 1 no futebol

Da Redação
Em São Paulo

Ao mesmo tempo em que a seleção brasileira feminina de futebol aplicava nesta quarta-feira uma goleada por 10 a 0 no Equador, no estádio João Havelange, o Canadá já superava o recorde do Brasil em Pan-Americanos.

Contra o adversário mais fraco do Pan-Americano, o Brasil aproveitou para aplicar a segunda maior goleada da história do futebol feminino nos Jogos - a primeira estava acontecendo ao mesmo tempo, os 11 a 1 do Canadá sobre a Jamaica. A seleção brasileira, comandada por Marta e com show de Cristiane, venceu o Equador - nenhum gol em três partidas - por 10 a 0.
BRASIL VENCE POR 10 A 0
LEIA MAIS
FOTOS DA GOLEADA DO BRASIL
OURO COM MARTA OU LULINHA?
No estádio do CFZ, as canadenses massacraram as jamaicanas por 11 a 1 e garantiram o recorde de maior goleada da história do torneio feminino na breve história da modalidade em Pan-Americanos, iniciada em Winnipeg-1999, no Canadá. O Brasil venceu a Jamaica por 5 a 0, na segunda rodada do torneio.

O grande nome da partida foi Christine Sinclair, que marcou quatro gols. Katie Thorlakson (2), Kristina Kiss, Neil Andrea, Kara Lang, Any Vermeulen e Wilkinson Rhian completaram o massacre. Venecia Reid anotou o solitário gol jamaicano, que fechou de forma melancólica sua participação no Pan do Rio de Janeiro.

Um lance interessante no jogo foi o gol olímpico da canadense Kristina Kiss. A jogadora revelou depois do jogo que sempre treinou a cobrança de escanteio fechada.

"Já fui pra cobrança do escanteio pensando em fazer o gol olímpico, mas acho que a goleira colaborou um pouco. Quando era jovem, meu treinador me pedia sempre para bater na bola com efeito nas cobranças de escanteio", disse Kiss.

Já a capitã e destaque do jogo Cristine Sinclair disse que o Canadá conhecia outra seleção da Jamaica e não esperava a facilidade para fazer o placar histórico. "Jogamos contra a Jamaica em novembro de 2005, mas elas vieram com um time bem diferente desta vez. Acho que faltou energia para elas, para acompanhar o nosso ritmo", comentou.

Com a goleada, o Canadá chega aos nove pontos, se classifica para as semifinais e segue na frente do Brasil, na primeira colocação do grupo A, com 22 gols marcados e saldo de 20. A seleção brasileira, também já classificada, soma 9 pontos ganhos, mas tem saldo de 19.

Na próxima rodada, os times se enfrentam para ver quem fica com a primeira colocação da chave, sexta-feira, às 15h, no Maracanã. Uruguai e Equador cumprem tabela, no mesmo dia e horário, no Miécimo da Silva.