UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

18/07/2007 - 15h16

Agresta vence duelo eletrizante e já garante bronze no sabre

Giancarlo Giampietro
Enviado Especial do UOL
No Rio de Janeiro

Depois de derrotar o venezuelano Carlos Bravo por 15 a 9, o esgrimista Renzo Agresta triunfou em um embate emocionante, nas quartas-de-final, contra o norte-americano Benjamin Igoe.

Giancarlo Giampietro/UOL
Renzo (e.) faz investida contra americano. O brasileiro venceu e garantiu o bronze
PÁGINA ESPECIAL DE ESGRIMA
CARDOSO NÃO CHEGA ÀS OITAVAS
Ele venceu o jogo por 15 a 14, com direito a um último ponto que foi disputado como em uma "morte súbita". Os dois atletas estavam empatados em 14 a 14, e o brasileiro conseguiu o golpe final.

Com a vitória, Renzo já garantiu como semifinalista no mínimo a medalha de bronze do torneio de sabre masculino no Pan do Rio de Janeiro. O próximo adversário será o canadense Philippe Beaudry, que venceu Leonidas Marroquin, de El Salvador, por 15 a 11.

O atleta paulista, que já está entre os quatro melhores, ainda passará por mais um confronto para, então, tentar a medalha de ouro, que julgou seu grande objetivo no evento. Para tanto, está há dois anos na Itália para aprimorar-se tecnicamente.

Além de técnica, o brasileiro precisou de tranqüilidade nas quartas-de-final para avançar. Ele liderou o jogo do início ao fim, mas se viu ameaçado nos pontos derradeiros, depois de ter vantagem de 8 a 4.

Igoe, esgrimista de maior envergadura, começou a pontuar no contra-ataque e igualou o palcar em 12 a 12. A partir daí, cada atleta marcou toques de modo alternado até chegar ao 14 a 14.

Esta foi a sexta vitória de Agresta no torneio. Na etapa inicial, ele perdeu dois confrontos dos seis que foram realizados. Já Igoe tinha um retrospecto um pouco melhor: havia sido derrotado apenas uma vez. Entretanto, o brasileiro é o 39º melhor do mundo e está muito melhor colocado do que Igoe, que ocupa apenas a 64ª posição.