UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

18/07/2007 - 13h26

Cardoso cai nos mata-matas do sabre no Pan

Giancarlo Giampietro
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

O brasileiro Marcos Cardoso foi eliminado na segunda fase da disputa de sabre, no início dos mata-matas da modalidade nos Jogos Pan-Americanos. O esgrimista paulista perdeu para o cubano Yunio Naranjo por 15 a 10.

"Eu poderia ter ido bem melhor. Tive bons momentos hoje, mas oscilei bastante, não fiz tudo o que deveria tecnicamente para ter avançado", disse o atleta.

Naranjo se classificou para as oitavas-de-final e vai enfrentar o norte-americano Benjamin Igoe. O brasileiro Renzo Agresta ainda está na disputa e joga às 14h10 contra o venezuelano Carlos Bravo, considerado pela comissão técnica um adversário complicado.

Cardoso teve bons momentos no início do confronto, quando empataram em 2 a 2 nas quatro primeiras investidas. Mas o cubano sempre se manteve à frente no placar.

Naranjo abriu vantagem de cinco pontos, chegando a marcar 10 a 5. O brasileiro ainda conseguiu reduzir a diferença para 11 a 8. Mas foi o máximo que ele se aproximou.

Número 144 do mundo, Cardoso participou das últimas duas edições do Pan, em Winnipeg-1999 e Santo Domingo-2003. No Rio de Janeiro, é a primeira vez que compete no sabre. Até 2005, ele praticava o esporte no florete. "É difícil. Ainda não me adaptei por completo ao sabre", afirmou.

A mudança aconteceu devido ao fato de o florete não ter disputa por equipes no Pan, ao contrário do sabre. Nesta prova, o atleta ainda volta a competir no Pan no dia 21 de julho, ao lado de Rhaoni Ruckheim e Agresta.