UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

17/07/2007 - 20h16

Mosiah surpreende com ouro na barra; Danilo leva bronze

Giancarlo Giampietro
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

O ginasta Mosiah Rodrigues, 25, surpreendeu no encerramento da ginástica artística no Pan-Americano e conquistou a medalha de ouro no exercício de barra fixa. Para incendiar os torcedores que não deixaram a Arena Multiuso após a participação de Jade Barbosa no solo feminino, Danilo Nogueira ainda ganhou o bronze.

O gaúcho foi o primeiro a subir no aparelho, recebeu 14,625, e viu os outros sete concorrentes falharem em superar a sua nota. O colombiano Jorge Giraldo foi quem chegou mais perto, com 14,550. Já Nogueira marcou 14,450.

"Eu sabia que eu tinha ido bem, mas precisei esperar até o fim, não dava para comemorar", comentou o ginasta, que agradeceu o apoio da torcida. "A torcida me apoiou bastante. Com certeza devo muito desse ouro para eles".

Porém, um dos técnicos dos ginastas, Renato Araújo, fez uma ressalva sobre o papel da torcida neste Jogos Pan-Americanos. "A torcida foi muito importante, pois deu confiança para os nossos ginastas. Mas fica aqui uma critica construtiva: você tem sempre que aplaudir o adversário".

O último competidor a desafiar o brasileiro foi o norte-americano Justin Spring. Ele começou com acrobacias ousadas no aparelho, mas, vaiado pela torcida, sofreu uma queda e tirou apenas 14,175.

Todd Thorton, outro norte-americano que tinha chance de medalha, também acabou errando, o que beneficiou os brasileiros. Mas Danilo Rodrigues não se importou muito com isso. "Especialista também erra", afirmou, laconicamente.

Este foi o terceiro ouro do dia para a equipe masculina - Diego Hypólito ganhou os outros dois - e o quarto no total para a modalidade no país.

Veterano em seu terceiro Pan, Mosiah soma agora cinco medalhas de Pan em sua coleção, sendo a primeira de ouro. Em Santo Domingo-2003, ele havia ganhado o bronze na barra e no cavalo.

Já Nogueira subiu ao pódio no individual pela primeira vez em sua carreira. Até então, ele tinha apenas as medalhas por equipe do Rio-2007 e do Pan dominicano.

O ginasta acredita que a performance na competição por equipes - quarto lugar na barra - o incentivou a buscar a medalha nesta terça-feira. "Estava esperando uma medalha na barra sim, pois ontem eu fui o quarto colocado. Tive erros, então eu sabia que era só melhorar um pouco para tentar a medalha".