UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

17/07/2007 - 08h40

Laís Souza luta no Pan para recuperar confiança

Giancarlo Giampietro
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

Uma lesão no início da temporada abalou a confiança da ginasta que foi eleita a melhor atleta do país pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro) em 2006. Laís Souza, 18, agora trabalha aos poucos para tentar se reerguer em busca de mais pódios em sua carreira.

O Pan, no fim, é mais uma etapa na reconstrução do nível técnico da ginástica, que arrebatou medalhas em etapas da Copa do Mundo de modalidade nas últimas duas temporadas.

"Só quero que eu possa fazer tudo direitinho, tudo o que me preparei para fazer. Acho que aí fica de bom tamanho. Se vier medalha, será ótimo. Se não vier, vou ficar tranqüila e concentrada na minha recuperação", afirmou a paulista de Ribeirão Preto.

Laís sofreu uma fratura por estresse na tíbia esquerda nos treinos no início do ano, o que a tirou dos tablados por cerca de um mês. E a lesão ainda não foi curada completamente. "Ainda há um edema interno, que atrapalha um pouco."

Por isso, a ginasta fez adaptações em suas séries para poder cumprir os exercícios. Classificada à final do individual geral na quarta posição, mas depois afastada para se poupar para as decisões por aparelho, ela afirma que não vai tentar mudar seus movimentos em busca de maior grau de dificuldade.

"Preciso recuperar minha resistência ainda. Então não dá para mudar muito, pois fiz aqui o que agüento", disse a atleta, melhor brasileira nas barras assimétricas na disputa por equipes, com 15,150 (foi o único aparelho que não teve Jade Barbosa como líder na seleção).