UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

16/07/2007 - 14h10

Daiane dos Santos está fora da final de solo e do Pan

Giancarlo Giampietro
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

A gaúcha Daiane dos Santos não vai disputar a final de solo no Pan. Segundo a assessoria de imprensa da ginástica artística, a atleta não tem condições de disputar a prova, sua especialidade, por causa das fortes dores que sente no tornozelo esquerdo.

Flávio Florido/UOL
Daiane voltou a sentir dores e não participará da final do solo nesta terça-feira
PERFIL DE DAIANE DOS SANTOS
JADE SE ESPELHA EM DAIANE
Com isso, acaba, de forma frustrante, a participação de Daiane no Pan, apenas com a medalha de prata na disputa por equipes. A principal estrela da equipe feminina do Brasil ainda faz fisioterapia, mas agora visando, principalmente o Mundial de Stuttgart-ALE, em setembro, que vale a classificação para as Olimpíadas de Pequim-2008.

Na quinta-feira, a ginasta já havia dito que abriria mão da prova de barras assimétricas, para se concentrar no salto e no solo. Com as dores no tornozelo, ela também descartou a disputa do salto para se concentrar em sua especialidade. Mas o problema persistiu e tirou a atleta da competição.

Daiane já teve uma lesão com o tendão do pé esquerdo no ano passado e voltou a ter problemas agora por causa da torção sofrida no tornozelo direito, no último dia 6 de julho, durante um treino para o Pan, já no Rio de Janeiro. Por conta disso, ela acabou compensando a força do lado esquerdo, o que fez mal para o tornozelo.

Com a ausência de Daiane, o país será representado por Jade Barbosa (melhor nota na qualificação) e Daniele Hypólito (que ganhou a vaga) na prova marcada para as 16 horas desta terça, na Arena Multiuso, no Complexo do Autódromo.

A classificação foi obtida durante a disputa por equipes, na noite deste domingo, na qual o Brasil conquistou a prata. As oito melhores ginastas na apresentação de solo conseguiram avançar para a prova individual e Jade foi a que teve a melhor nota. Daiane, que já competiu no sacrifício, havia ficado com a terceira vaga. Daniele havia tirado a sexta melhor nota.