UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

17/07/2007 - 11h15

Dupla do badminton perde para EUA e fica com o bronze

Rodrigo Bertolotto
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

A inédita medalha do badminton em Pan foi mesmo de bronze para o Brasil. A dupla de Guilhermes (Kumasaka e Pardo) perdeu a semifinal para os norte-americanos Howard Bach e Bob Malaythang por 21/13 e 21/13 nas semifinais da modalidade no Riocentro.

Teve o barulho da torcida. Teve a visibilidade da conquista da inédita medalha pan-americana. "Apareci em todas as TVs, os jornais e os sites", se orgulhava Guilherme Pardo ao sair da derrota na semifinal das duplas masculinas do badminton (não há disputa de terceiro lugar no esporte).

O sonho de conseguir algo mais que um bronze, porém, parou nas raquetadas norte-americanas de Howard Bach, nascido no Vietnã, e Bob Malaythong, vindo do Laos. Bem que a torcida brasileira fez barulho no silencioso badminton, mas não foi suficiente.Leia mais
BADMINTON FAZ BARULHO
PERFIL DE GUILHERME PARDO
PERFIL: GUILHERME KUMASAKA
LEIA MAIS DE BADMINTON
Apesar do incentivo da torcida, que gritava "vamos virar Brasil" até quando os rivais estavam para fechar o set, os brasileiros não resistiram a superioridade.

"A medalha de bronze já foi nosso ouro. Eles são muito rápidos", afirmou Guilherme Pardo ao final do jogo. No badminton, não há disputa de terceiro lugar, e os dois perdedores das semifinais ficam com o bronze.

Para chegar à medalha, os brasileiros tiveram que passar por Mitchel Wongsodikromo e Virgil Soeroredjo, do Suriname, na primeira fase, e Kevin Cordon e Rodolfo Ramírez, da Guatemala nas quartas-de-final.

Kumasaka, que concilia a carreira no badminton com a profissão de arquiteto, é o veterano da delegação brasileira na modalidade. No Rio de Janeiro, ele participou do Pan-Americano pela quarta vez. O paulista estreou nos Jogos com apenas 17 anos, em Mar del Plata-1995.

A medalha de bronze já era vista como a meta a ser perseguida pelos brasileiros no badminton. Antes do início da competição, Kumasaka dizia que chegar a semifinal e conseguir a premiação inédita já seria um bom resultado para o esporte, que coleciona resultados modestos no cenário.

Especialista em duplas, Howard Bach foi campeão mundial em 2005 e é o atual campeão Pan-Americano. Já Malaythong, levou o bronze na s duplas mistas em Santo Domingo -2003. Na decisão, eles enfrentarão os canadenses Mike Beres e William Milroy, que superaram os guatemaltecos Erick Anguiano e Pedro Yang por 2 a 0 21-16 e 21-14.