UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

16/07/2007 - 19h25

Jade reconhece nervosismo em decidir medalha

Giancarlo Giampietro
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

Estreante em Pan-Americano, a carioca Jade Barbosa, 16, reconheceu que sentiu a pressão na Arena Multiuso, nesta segunda-feira, e que isso a atrapalhou na competição de individual geral da ginástica artística.

A novata cometeu erros em três dos quatro aparelhos da disputa. O primeiro veio logo em seu movimento inicial - quando subiu à trave de costas e acabou caindo. Ela depois errou ao sair da área demarcada do solo. Mas o deslize que custou mais caro veio nas barras assimétricas, quando ocupava a primeira colocação no geral. Após nova queda, ela despencou para o quarto lugar na classificação e perdeu até mesmo o bronze.

"É o meu primeiro Pan, nunca tinha competido em um evento assim, também foi meu primeiro evento com a equipe toda. Com certeza isso atrapalhou", afirmou.

Jade acredita também que pode ter perdido a concentração no exercício de barras, já que havia superado o momento de maior dificuldade de sua série no aparelho - justamente a primeira acrobacia.

"Posso ter relaxado um pouco. Antes de começar a série, eu estava uma pilha. O difícil era mesmo o começo da série", afirmou. Quando sua mão escapou da barra mais alta e seus dois pés caíram no tablado, a brasileira afirmou que se sentiu atônita. "Não estava acreditando naquilo."

Ao final do exercício, a atleta chorou muito e precisou ser consolada pelo técnico Oleg Ostapenko. Uma hora depois, em entrevista coletiva, se mostrou um pouco mais tranqüila.

A ginasta havia chegado à competição desta segunda como a segunda mais bem qualificada, atrás apenas da norte-americana Shawn Johnson, que ficou com o ouro.

Para tentar subir um posto, ela decidiu aumentar o grau de dificuldade de seu salto - estratégia que deu certo. Em vez de duas piruetas, ela conseguiu duas e meia e ganhou sete décimos em sua pontuação. Mas o nervosismo e os erros acabaram derrubando sua produção geral.