UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

16/07/2007 - 08h30

"Espero poder seguir o caminho de Daiane", diz Jade

Giancarlo Giampietro
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

Em seu primeiro Pan, a carioca Jade Barbosa, 16, entra na disputa de individual geral da ginástica artística como a segunda atleta mais bem classificada entre as 24 finalistas. A bateria de apresentações está marcada para começar às 16 h desta segunda-feira, na Arena Multiuso. Daniele Hypólito e a novata Khiuani Dias, no lugar de Laís Souza, também concorrem.

UOL
Aos 16 anos, Jade Barbosa disputa o
seu primeiro Pan como ginasta do Brasil
PERFIL DE JADE BARBOSA
PERFIL DE DANIELE HYPÓLITO
PERFIL DE LAÍS SOUZA
KHIUANI SUBSTITUI LAÍS NO INDIVIDUAL
Seu desempenho na prova por equipes, no sábado, não passou despercebido pela platéia no ginásio. A cada exibição, a ginasta ouvia os aplausos subirem de intensidade. Quando se exercitou nos saltos, o público gritou seu nome por muito tempo. No pódio, na hora de receber a medalha de prata, ela foi quase tão aplaudida como a estrela Daiane dos Santos.

Apesar de sua timidez e da constante expressão de envergonhada, ela revelou que sua meta é ambiciosa - ela quer o pódio nas principais competições, como ocorreu justamente com a gaúcha campeã do mundo.

"Espero poder seguir o caminho dela. E trazer muita medalha para todo mundo", afirmou. "Quero competir bem na final, sempre dá para melhorar algo, principalmente para nós que somos tão jovens."

Jade conseguiu as três melhores notas brasileiras em quatro aparelhos - só foi superada por Laís Souza nas barras assimétricas. "Gostei muito da minha competição. Nunca havia visto um público tão grande assim, ainda mais em casa", afirmou a atleta.

No final, a carioca teve nota de 60.650, ficando atrás da norte-americana Shawn Johnson (61.850). "Para nós é difícil competir com elas [norte-americanas], que são muito mais experientes e estão sempre disputando eventos de alto nível."

Uma medalha no Pan seria significativa para dar exposição à ginasta, mas também contribuiria muito para solidificar sua confiança, tendo em vista o Mundial de Stuttgart, em setembro. "Para mim é muito importante competir bem agora principalmente por causa da proximidade de uma competição tão valiosa para nós como o Pré-Olímpico."