UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

15/07/2007 - 22h55

Novata Khiuani substitui Laís Souza no individual geral

Giancarlo Giampietro
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

Depois de se apresentar ao lado de cinco ginastas na competição por equipes, agora chegou a vez de a novata Khiuani Dias encarar a disputa individual geral da ginástica artística, nesta segunda-feira.

A paranaense vai substituir Laís Souza, que será poupada para a disputa dos aparelhos individuais. Khiuani ficou na nona colocação na classificação, mas não havia conseguido vaga porque três brasileiras estavam à sua frente - Jade Barbosa (2ª), Laís (4ª) e Daniele Hypólito (6ª) - no grupo das 24 melhores.

Khiuani está em sua primeira temporada com a seleção permanente adulta e, no sábado, competiu pela primeira vez diante de uma grande arena. Lotada. "Deu um pouco de medo, fiquei assustada com o público, mas deu tudo certo. Fiquei muito feliz. Só tenho que agradecer aos técnicos e às outras." Ela teve nota geral de 57.225, enquanto Laís tinha 59.025.

Cuidar de Khiuani e de Ana Cláudia Silva era uma das preocupações das ginastas mais experientes. "Nós também ficamos um pouco tensas com o público, mas tentamos acalmar um pouco as mais novas. Estávamos meio preocupadas com elas, não sabíamos como elas reagiriam, mas acho que elas foram bem", afirmou Daiane dos Santos.

"Aos poucos se acertaram", afirmou Laís Souza, que alertou para as duas caçulas sobre o tipo de ambiente que elas encontrariam. "Nós ficamos contando para elas como é que costuma ser, que iria o ginásio estaria de uma forma, que a torcida de outra e que era só entrar no ritmo."

Khiuani é uma ginasta formada integralmente na gestão de Oleg Ostapenko na seleção brasileira. Também pôde observar de perto toda a pressão em torno de Daiane. Especialmente na semana que antecedeu o Pan, quando ela sofreu uma torção no tornozelo direito.

"Foi uma experiência para mim. Impressionou um pouco, as pessoas ficaram muito em cima dela. Mas aprendi com ela que não é para ficar nervosa", disse.