UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

15/07/2007 - 13h03

Empate desvirtua cultura do beisebol no Pan

Giancarlo Giampietro
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

A permissão do empate na fase de classificação do beisebol vai contra a cultura da modalidade e desagrada aos participantes do Pan.

BRASIL DERROTA A NICARÁGUA
EFE
Brasileiros comemoram a vitória por 1 a 0
O Brasil, enfim, pôde fazer sua estréia no torneio de beisebol do Pan. E derrotou a Nicarágua por 1 a 0, neste domingo, em jogo que foi adiado devido a um problema no sistema de iluminação do campo construído na Cidade do Rock.

O confronto estava marcado para as 14h30 de sábado e poderia depender dos refletores da instalação provisória. Mas os torcedores que tiveram de comparecer novamente ao estádio não reclamaram do transtorno.
LEIA MAIS
VEJA AS IMAGENS DO BEISEBOL
TABELA DISVIRTUADA
"Este não é o modo como esporte deveria ser jogado", afirmou o scout Mike Minor, da seleção dos Estados Unidos, que nem sabia da novidade no regulamento e se mostrou surpreso ao ser informado pelo UOL Esporte.

Com um agenda apertada em seis dias de competição, o congresso técnico decidiu por instaurar o empate na primeira etapa para evitar jogos longos e eventuais mudanças nos horários e datas das partidas. Com o sistema de iluminação nas arenas da Cidade do Rock falho, esse regulamento também vem bem a calhar.

No sábado, México e Venezuela empataram em 2 a 2 após a disputa das nove entradas regularidades. O normal seria a extensão do duelo até que houvesse um vencedor. Mas no Rio cada equipe que terminar com o placar igualado vai ganhar um ponto.

"Isso é péssimo, o empate não existe. Não tem essa de ponto cedido no beisebol. O empate não vale nada. Você perde ou ganha", afirmou o brasileiro Tiago Magalhães. "São todos contra todos", completou o treinador da Nicarágua, Marcos Pérez.

A federação internacional abriu a possibilidade do placar igual em suas regras do ano passado. Mas a mudança foi prontamente descartada para a atual temporada. O Pan, porém, optou pela anormalidade. "Não era o ideal, mas não teve jeito. Não tinha data", afirmou Ricardo Iguchi, chefe da delegação brasileira.

O técnico brasileiro Mitsuyoshi Sato afirmou que não, embora o empate esteja permitido, nenhum time entrará em campo pensando nessa possibilidade. "Não é como no futebol. Ninguém pensa em empatar. Aqui só vai acontecer em decorrência da partida."

Estrategicamente, o regulamento pode deixar os ataques um pouco mais arrojados na nona e última entrada, para tentar ganhar um ponto extra de qualquer maneira. "É estranho. Se você estiver perdendo, esse ponto vai ter gosto de vitória", afirmou o defensor externo Paulo Orlando, que tem vínculo com o Chicago White Sox, um dos principais clubes dos Estados Unidos e do mundo.

O arremessador Kleber Ojima considera que a regra ao menos poupa os jogadores de sua posição (que tem menos trocas) de desgaste. Mas o norte-americano Minor disse que o cansaço não é problema. "Já vi partidas que levaram mais de dois dias."

O defensor externo Anderson Gomes, outro contratado do White Sox, conta que só disputou partidas com empate nas categorias de base. Para, aí sim, evitar o cansaço dos jovens atletas. Como profissional, o máximo que ele já ficou em campo foi por cinco horas. "Mas tem de ficar até ganhar."