UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

15/07/2007 - 11h08

Brasil enfim estréia e bate Nicarágua no beisebol

Giancarlo Giampietro
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

O Brasil, enfim, pôde fazer sua estréia no torneio de beisebol do Pan. E derrotou a Nicarágua por 1 a 0, neste domingo, em jogo que foi adiado devido a um problema no sistema de iluminação do campo construído na Cidade do Rock.

BRASIL ESTRÉIA COM UMA VITÓRIA
Giancarlo Giampietro/UOL Esporte
Na base, brasileiro se prepara para tentar rebater lançamento de atleta da Nicarágua
Giancarlo Giampietro/UOL Esporte
Apesar das confusões no horário dos jogos, a partida brasileira teve um bom público
PÁGINA ESPECIAL DO BEISEBOL
O confronto estava marcado para as 14h30 de sábado e poderia depender dos refletores da instalação provisória. Mas os torcedores que tiveram de comparecer novamente ao estádio não reclamaram do transtorno.

"Foi um problema de organização, mas para mim acabou até bem. Comprei para o sábado, vi o jogo de Cuba e ainda ganhei o direito de assistir a mais jogos", afirmou o engenheiro Bruno Lam, 28.

Os torcedores entrevistados pelo UOL Esporte que contavam com a partida na véspera não tiveram problemas para validar seus ingressos. O único desconforto foi a abolição dos assentos numerados.

O estudante Frederico Valle, 22, foi um dos que teve seu lugar alterado. Mas não reclamou disso. Protestou apenas com o serviço de alimentação do estádio. "Ter de vir aqui de novo não incomodou. Mas qualquer bebida vem quente."

A estréia brasileira durou cerca de duas horas, debaixo de sol forte. O público em grande parte se mostrou especializado na modalidade. Vaiando decisões de juízes quando consideraram arremessos brasileiros irregulares. Mostrando preocupação quando uma bola rebatida beirou o "home run". E seguiu a animação de som do estádio, ao estilo norte-americano.

O primeiro e único ponto brasileiro saiu na entrada inicial. Paulo Orlando, primeiro do time a atuar no ataque, conseguiu completar sua corrida após rebatida de Tiago Magalhães. Os dois jogadores atuam no exterior. Orlando tem contrato com o Chicago White Sox, dos Estados Unidos. Magalhães é atleta de liga semiprofissional japonesa.

A defesa brasileira, principalmente com seus jardineiros externos, que têm a missão de proteger o fundo do campo funcionou bem durante a partida.

O momento em que a equipe foi mais ameaçada aconteceu na sétima entrada, quando Nicarágua teve corredores nas segunda, terceira bases. Uma eliminação dupla, porém, impediu um avanço de "casa cheia" - quando todas as bases estariam ocupadas - dos rivais. Na seqüência, foi a vez de despachar o último corredor, evitando o empate.