UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

14/07/2007 - 20h16

Apesar da derrota, Brasil comemora atuação contra o Canadá

Lello Lopes
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

A derrota por 5 a 2 para o Canadá não provocou tristeza na seleção brasileira feminina de pólo aquático. E o desempenho do país contra as atuais vice-campeãs pan-americanas foi até elogiado depois da partida.

A equipe brasileira feminina de pólo aquático estreou com derrota nos Jogos Pan-Americanos. No jogo disputado neste sábado, no parque aquático Júlio Delamare, a vitória foi do forte Canadá, por 5 a 2. Este foi o primeiro resultado negativo para o Brasil em esportes coletivos no Pan.

A seleção brasileira foi bronze nas duas edições do Pan em que a disputa feminina de pólo aquático foi introduzida. O Canadá venceu em 1999 e foi prata em 2003.
BRASIL X CANADÁ
LEIA MAIS
"A gente está plenamente satisfeito com o rendimento da equipe porque há muito tempo não jogávamos uma partida internacional. Paramos na defesa forte do Canadá e tivemos um pouco de dificuldade de finalização, mas estamos contentes com a nossa estréia", disse o técnico do Brasil, Roberto Chiappini.

Para o treinador, o desempenho do Brasil, principalmente até o terceiro período, gera um prognóstico positivo sobre a participação da seleção no Pan."Isso alimenta a esperança de fazermos uma partida melhor nas semifinais", disse.

O chefe de equipe Jorge Pagura tem a mesma opinião. Ele também avaliou a partida como boa, mesmo com a derrota. "Se considerar que foi uma estréia, o jogo foi bom. O Canadá só teve uma melhor precisão de chute."

Chiappini voltou a afirmar que o grande objetivo do país no Pan é superar Cuba e conseguir a medalha de bronze. O ouro e a prata devem ficar com Estados Unidos e Canadá, principais potências da modalidade no continente.

Neste sábado, na estréia do pólo aquático feminino no Pan, Cuba sofreu para derrotar Porto Rico por 13 a 12. Já os Estados Unidos golearam a Venezuela por 21 a 3.

"É um campeonato muito difícil. O histórico dos Jogos Pan-Americanos mostra que é uma competição muito dura. No objetivo que traçamos, a gente espera chegar na semifinal. Mas para isso precisamos superar três equipes, Venezuela, Porto Rico e Cuba. E a gente sabe que ninguém veio aqui para brincar", disse Chiappini.

O Brasil volta a jogar neste domingo, contra a Venezuela, às 18h, no Parque Aquático Julio Delamare, no Complexo do Maracanã. O jogo encerrará a segunda rodada da competição.

"Fizemos um jogo muito bom hoje (neste sábado) e agora vamos tentar consertar os erros que cometemos", afirmou a atacante Camila Pedrosa, veterana dos Pans de Winnipeg-1999 e Santo Domingo-2003.

"A expectativa é amplamente favorável para o jogo contra a Venezuela e o Brasil tem chance de fazer um bom placar", conclui Pagura.