UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

14/07/2007 - 18h58

Brasileiras estréiam com derrota para o Canadá no pólo

Da Redação
Em São Paulo

A equipe brasileira feminina de pólo aquático estreou com derrota nos Jogos Pan-Americanos. No jogo disputado neste sábado, no parque aquático Júlio Delamare, a vitória foi do forte Canadá, por 5 a 2. Este foi o primeiro resultado negativo para o Brasil em esportes coletivos no Pan.

EFE
Atacante Melina Teno (e) avança sobre rival canadense no jogo de estréia do Brasil
TIME FAZ AVALIAÇÃO POSITIVA
PERFIL DAS JOGADORAS BRASILEIRAS
A seleção brasileira foi bronze nas duas edições do Pan em que a disputa feminina de pólo aquático foi introduzida. O Canadá venceu em 1999 e foi prata em 2003.

No Pan de Santo Domingo, o time nacional também enfrentou o Canadá na primeira rodada, e perdeu por uma diferença muito maior no placar: 12 a 4.

Para a goleira Tess Oliveira, o Brasil está mais perto das fortes adversárias da América do Norte. "Nós já fizemos um bom jogo contra elas, no Mundial (de Melbourne, em março), que terminou 6 a 3, e agora este aqui também foi bom", avaliou, em entrevista ao canal Sportv .

Neste domingo, o Brasil enfrentará a Venezuela, que foi derrotada de goleada pelos Estados Unidos (21 a 3). As canadenses vão enfrentar Porto Rico, que perdeu para Cuba por apenas um gol de diferença, com 13 a 12.

O jogo
As brasileiras conseguiram equilibrar a disputa no início da partida, mas perderam força no último período. O Canadá abriu o placar ainda no primeiro quarto, com um gol de Joelle Bekhazi, faltando 2min53 para zerar o cronômetro.

As brasileiras conseguiram igualar nos momentos finais, com a veterana Camila Pedrosa, única integrante da equipe dona de duas medalhas de bronze, conquistadas no Pan-Americano de Winnipeg-1999 e no de Santo Domingo-2003.

O time nacional conseguiu segurar o ataque das canadenses no segundo quarto, contando principalmente com as boas defesas da goleira Tess Oliveira. Na parcial seguinte, contudo, Marina Radu marcou o segundo para o Canadá.

Foi no quarto e último período que o Brasil enfraqueceu sua defesa. Radu, mais uma vez, marcou o terceiro gol para as canadenses. Em seguida, o Brasil teve uma falta a seu favor e o técnico Roberto Chiappini pediu tempo para reorganizar a equipe brasileira. A tentativa do treinador, no entanto, foi frustrada, pois as rivais ainda marcaram mais duas vezes. Fernanda Lissoni descontou para o Brasil.