UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

12/07/2007 - 16h13

COB aguarda notificação da FIVB para excluir Jaqueline do Pan

Claudia Andrade e Renan Prates
Em São Paulo *

A ponteira Jaqueline foi flagrada em um exame antidoping realizado na Itália no dia 10 de junho, quando seu time, o Jesi, enfrentou o Perugia, pelas finais do Campeonato Italiano. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira pelo Comitê Olímpico daquele país e coloca em risco a participação da atleta no Pan-Americano.

Reuters
Se a CBV for notificada pela FIVB, Jaqueline será excluída dos Jogos do Rio
PERFIL DA ATLETA
IMAGENS DESTA QUINTA DO PAN
Segundo o chefe da missão brasileira no Pan, Marcus Vinícius Freire, se a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) for notificada pela Federação Internacional do esporte (FIVB), a atleta será automaticamente excluída dos Jogos Pan-Americanos.

"Existe um acordo entre as federações internacionais e o Wada (Agência Mundial Antidopagem) que se o atleta for pego em um exame de qualquer federação ele será automaticamente excluído de qualquer competição", declarou à reportagem do UOL Esporte.

Procurada pela reportagem, a CBV alegou ainda não ter recebido uma notificação oficial da FIVB sobre o caso.

O médico do Comitê Olímpico Brasileiro, João Olintho, acredita que o caso deve ter um desfecho em breve. "Nas próximas 24 horas teremos uma informação sobre a notificação", afirmou, em entrevista ao Sportv.

O técnico da seleção feminina, José Roberto Guimarães, preferiu não comentar o assunto antes de saber mais detalhes. "Eu estou sabendo disso também agora, e não sei se vale para o Pan. Estamos chegando agora ao Rio e eu ainda não li a matéria", disse ao UOL Esporte.

A substância encontrada no exame foi um estimulante proibido pela Wada, a sibutramina. Ela aparece como "substância específica", que é particularmente suscetível a um uso não-intencional, por ser largamente encontrada em produtos medicinais. Por conta disso, o doping pode resultar em uma redução na punição do atleta, caso ele alegue não ter tido a intenção de melhorar seu desempenho esportivo.

O Laboratório de Controle de Dopagem da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) traz um alerta sobre a sibutramina, tendo como base o mercado brasileiro, no qual a substância aparece em suplementos alimentares e formulações de farmácias de manipulação, "em vários casos sem registro no rótulo ou alerta aos usuários".

O uso da sibutramina está relacionado principalmente a dietas de emagrecimento, que seria o caso de Jaqueline, segundo a imprensa italiana, que informa ainda a suspensão preventiva da atleta por 60 dias, imposta pelo Comitê Olímpico Italiano.

O time da brasileira na Itália manifestou "sua completa surpresa diante do caso" e passou a responsabilidade para a jogadora. "Apesar das políticas do clube darem uma atenção rigorosa à todas as regras, incluindo as de antidoping, a atleta fez uso de produtos que continham substâncias proibidas, segundo sua própria iniciativa e sem informar os médicos", diz o comunicado, acrescentando que o clube poderá se defender de eventuais danos à imagem do Jesi.

* Atualizada às 16h54