UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

11/07/2007 - 14h23

Arqueiros disputam Mundial às vésperas do Pan

Da Redação
Em São Paulo

Faltando dois dias para a cerimônia de abertura dos Jogos Pan-Americanos, a seleção brasileira de tiro com arco está na Alemanha disputando o Mundial da modalidade, torneio classificatório para as Olimpíadas de Pequim.

A maioria dos integrantes do tiro com arco está passando por uma fase importantíssima. Mas não por conta dos Jogos Pan-Americanos. A competição que tem tirado o sono dos atletas e o dinheiro da Confederação Brasileira de Tiro com Arco também acontece em julho, mas entre os dias 7 e 15 e na Alemanha.

Trata-se do Campeonato Mundial de Tiro com Arco, o principal torneio classificatório para os Jogos Olímpicos de 2008, em Pequim. Serão oferecidas 80 vagas, sendo que 40 para homens e 40 para mulheres e os brasileiros estão treinando intensivamente para ficar com algumas delas.
MUNDIAL É PRIORIDADE
LEIA MAIS
Encerrada a fase de classificação do Campeonato Mundial de Tiro com Arco, que está sendo disputado em Leipzig, segundo o bicampeão e recordista brasileiro de tiro com arco, Luís Panizo, a posição da equipe masculina do Brasil mostra que o país pode brigar pelas primeiras posições no Pan.

Foram 144 flechas, em quatro distâncias diferentes, que determinaram a classificação. O melhor brasileiro classificado no Mundial é Leonardo de Carvalho, que ocupa o 88º lugar no individual. Porém, entre os países que estarão no Pan, ele ocupa a 10ª posição, atrás de mexicanos, norte-americanos e canadenses.

Na competição por equipes masculina, o Brasil está no 27º lugar. Se forem considerados apenas os países que vão levar representantes do Pan, os brasileiros estão em 4º lugar. É importante lembrar que Cuba não levou sua equipe completa para os Jogos.

A participação feminina nesta primeira fase também não é das melhores. A brasileira melhor classificada para o Pan é Sara Nikitin, que ocupada a 16ª posição entre os atletas que estarão na competição do Rio - 106ª no geral. Na competição por equipes feminina, o Brasil não levou equipe completa.

Nos próximos dias os atletas de seleção brasileira irão participar dos confrontos diretos, onde cada atleta atirará 12 flechas em cada fase. O Mundial acontece até o dia 15 de julho, segundo dia de provas dos Jogos Pan-Americanos. A modalidade tiro com arco faz sua estréia no dia 24 de julho.