UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

20/08/2007 - 09h12

Entidades protestam no encerramento do Parapan

Sérgio Rangel
Da Folhapress
Em São Paulo

Menos de duas horas após os organizadores e o ministro do Esporte, Orlando Silva Jr., terem feito balanço elogioso do evento, o Parapan foi encerrado no último domingo com protestos de cadeirantes, entidades ligadas aos deficientes e ex-atletas.

A acessibilidade das principais instalações do Pan e do Parapan recebeu críticas do Crea-RJ (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Rio de Janeiro).

Segundo relatório do órgão encaminhado à Prefeitura do Rio, Vila do Pan, Complexo do Autódromo, Riocentro, Engenhão, Maracanã e Maracanãzinho ainda estão em desacordo com as regras de acessibilidade em espaços públicos.
FALHA NAS ARENAS
LEIS MAIS
Sem poder entrar na Vila, que abrigou o show de encerramento, o grupo de cerca de 30 manifestantes realizou um protesto com faixas e discursos inflamados contra o fechamento do evento ao público.

O ato contou até com a presença de Luiz Cláudio Pereira, dono de seis medalhas de ouro paraolímpicas e um recorde mundial no atletismo. Na festa de abertura, na semana passada, Pereira acendeu a pira.

"É um grande absurdo. Isso mostra que o país ainda discrimina e não dá oportunidade a todos", disse o ex-atleta.

O Parapan foi um sucesso esportivo para o país e de público. O Brasil foi o vencedor dos Jogos. O país ficou com 228 medalhas, sendo 83 de ouro. O Canadá ficou em segundo, com 112 medalhas e 49 ouros. O México foi o terceiro, com uma medalha de prata a mais que os Estados Unidos.

No total, 20 recordes mundiais foram quebrados. O Co-Rio estimou que cerca de 280 mil pessoas assistiram aos eventos do Parapan, gratuitos.

Na manifestação de domingo, dezenas de filiados ao IBDD (Instituto Brasileiro de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência), sediado no Rio, participaram do ato. A entidade serve de local de treinamento para vários atletas que se destacaram no Parapan, como o nadador André Brasil, sete medalhas de ouro nos Jogos, e o judoca Antônio Tenório da Silva, que também venceu no Rio e foi porta-bandeira no encerramento.