UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Diogo André Silvestre da Silva

Data e local de nascimento:
07/03/1982, em São Sebastião (SP)

Peso/Altura:
68 kg / 1,78 m

Residência:
Londrina (PR)

Categoria:
Atá 68 kg

Participações no Pan:
Santo Domingo-2003, Rio-2007

Campanha no Pan do Rio:
Medalha de ouro

Diogo Silva

Coube a Diogo Silva, lutador nascido em São Sebastião (SP) e radicado em Londrina (PR), dar ao país o primeiro ouro dos Jogos Pan-Americanos 2007. No segundo dia com disputa de medalhas, venceu a final da categoria até 68 kg, superando o peruano Peter Lopez.

Diogo começou a lutar taekwondo por idéia da mãe. "Ela me levou a uma academia e quis que eu fizesse uma luta para parar de arrumar confusão", lembra Diogo, que estava sempre brigando com os meninos de sua rua. "Eu não queria ir para o judô, queria uma luta que tivesse chutes, pontapés, mais ação. Por isso, fui para o taekwondo. Queria aprender os golpes dos atores nos filmes de luta."

Da equipe brasileira de taekwondo para os Jogos do Rio, Diogo Silva foi um dos poucos lutadores que já tinham a experiência de disputar um Pan, ao lado de Márcio Wenceslau. Em Santo Domingo-03, Diogo esteve a uma luta da final, quando foi derrotado pelo cubano Yosvani Perez em um confronto emocionante. Durante a luta, o brasileiro levou um chute no rosto que lhe abriu o supercílio e, sangrando, não conseguiu evitar que o cubano vencesse por 3 a 2. Diogo ficou com a medalha de bronze.

No ano seguinte, ele se classificou para as Olimpíadas de Atenas-04 e novamente chegou à semifinal. Na luta decisiva, porém, o brasileiro perdeu a medalha para o sul-coreano Myeong Seob Song. Diogo entrou para lutar vestindo uma luva preta dos Black Panthers (Panteras Negras, movimento de militantes negros norte-americanos no final da década de 60), que o juiz o fez tirar. O objetivo era protestar contra a falta de apoio do esporte no país.

"É uma luva dos Black Panthers, um sinal de protesto, da indignação. Por mais que a gente batalhe, nosso sacrifício não é recompensado. Foi meu protesto para que o Brasil veja a dificuldade que o esporte amador enfrenta. A gente merecia mais apoio do governo e dos empresários", desabafou o lutador.

Depois do bronze em Santo Domingo e o quarto lugar em Atenas, Diogo finalmente conseguiu subir ao lugar mais alto do pódio, para receber o ouro.